Viagem Segura de Corpus Christi começa a zero hora desta quarta
Uma reunião preparatória para a 18ª edição da Operação ocorreu, nesta segunda-feira (27), no gabinete do vice-governador Beto Grill, coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito.
Dados apresentados pelo Detran/RS apontam que o feriado de Corpus Christi ocupa a sétima posição no ranking de mortes no trânsito nos feriadões. Nos últimos seis anos, este feriado registrou uma média de 6,2 mortes/dia. Em 2012, foram 11 mortes no local (média 2,2 por dia). Considerados o acompanhamento de 30 dias pós-acidente, o último feriado de Corpus Christi deixou 30 mortos (6 por dia).
As autoridades pedem especial atenção no retorno do feriadão, já que maior volume de mortes/dia nos feriados de Corpus Christi, entre 2007 e 2012, ocorreu no domingo. O sábado e a quinta-feira também apresentaram um volume elevado de mortes. Em média, as colisões representam 35% do total de acidentes, por isso, o cuidado nas ultrapassagens deve ser redobrado.
A velocidade também tem sido apontada, nas últimas avaliações da Operação, como um dos responsáveis pela gravidade dos acidentes. Ela está presente, isolada ou combinada com outros fatores, em grande parte dos acidentes com morte. O levantamento apontou, ainda, que o turno da noite concentrou o maior número de acidentes nos feriados de Corpus Christi.
Também colaboram com a Viagem Segura Famurs, Cetran/RS, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).