Vida & Saúde

Vice-governador e secretário de Saúde debatem situação de hospitais e da gripe A

O vice-governador Beto Grill recebeu, nesta sexta-feira (17), em seu gabinete, no Palácio Piratini, o secretário de Estado da Saúde, Ciro Simoni, acompanhado do titular do gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta, e da assessoria superior do governador. O grupo debateu a situação dos hospitais filantrópicos do Estado e outros assuntos referentes à área da saúde.

Demonstrando preocupação com a situação, Grill pediu ao secretário Simoni um diagnóstico sobre os hospitais, incluindo vagas e emergência, e um levantamento sobre a Gripe A no Esatado. De acordo com o Simoni, cerca de 290 instituições de saúde não estão recebendo recursos devido a uma série de questões que a Secretaria já está resolvendo e, em breve, apresentará ao Governo.

Quanto a gripe A, o vice-governador foi informado que a Secretaria da Saúde já disponibilizou 180 mil tratamentos, 40 mil para crianças e 140 mil para adultos. O secretário disse também que solicitou ao Ministério da Saúde mais 200 mil doses da vacina.

Sobre as emergências, Ciro Simoni ressaltou que o Governo está trabalhado em ampliações de vagas. Afirmou, também, que há previsão de liberação de até 3 milhões para construção de novas emergências, incentivo que deverá ser feito em parceria com o Governo Federal.

Finalizando a reunião, Beto Grill quis saber sobre a dengue. O secretário de Saúde afirmou que a pasta tem feito amplo trabalho de conscientização e que os números da doença baixaram com relação ao ano passado. Ele citou o exemplo do município de Ijuí, onde em 2010 foram registrados cerca de 3 mil casos e neste ano nenhum.

Nos próximos dias, outros encontros deverão ser feitos para debater a situação dos hospitais filantrópicos e da política de incentivo.

Comentários

Comentários