Xangri-Lá adota medidas preventivas contra a nova gripe
O secretário da Saúde, Paulo Roberto Maciel, destaca que as unidades de saúde de Xangri-Lá estão atentas a qualquer suspeita. “Desde o surgimento da nova gripe no Estado, já verificamos um aumento de 50% no número de pessoas que procuram as unidades de saúde ao serem acometidas de resfriados”. Até agora, foi constatada somente a incidência do resfriado comum.
Ele lembra que seu pessoal já recebeu treinamento e esclarecimentos sobre a nova gripe, e que a Vigilância Epidemiológica está em condições de enfrentar casos efetivos ou suspeitos. “Na ocorrência de algum caso ou suspeita, nosso pessoal entra em ação”. A Secretaria de Saúde de Xangri-Lá está com sua estrutura pronta para qualquer eventualidade, desde ambulâncias para o deslocamento de pacientes para centros de referência até o acompanhemento e o monitoramento caseiro de pessoas que venham a contrair a gripe H1N1.
As aulas, na rede municipal de ensino, em princípio, serão retomadas somente no dia 10 deste mês de agosto. O secretário de Educação, Anderson Pedroso Nunes, ressalta que a prorrogação das férias do meio do ano é uma medida preventiva, assim como adotada por diversos outros municípios e o próprio Estado. “Embora não tenhamos casos registrados ou suspeitos, temos de tomar todas as medidas possíveis para garantir a saúde de nossas crianças”, enfatiza. O prefeito Celso Barbosa diz que a comunidade será informada sobre qualquer suspeita ou registro efetivo de algum caso da nova gripe.