Xangri-Lá busca inclusão em programa de saúde para o trabalhador
A Prefeitura de Xangri-Lá, através da Secretaria de Saúde, está revisando as fichas de atendimento das unidades básicas de saúde referentes a ocorrências de acidentes de trabalho.
O objetivo é buscar a inclusão do Município no Programa Federal de Saúde do Trabalhador, que está em fase de implantação nos estados. A informação é do secretário de Saúde, Paulo Roberto Maciel.
A enfermeira Gisele Costa, da Vigilância Epidemiológica do Município, relata que o programa objetiva captar informações geradas pelo Município sobre ocorrência de acidentes do trabalho, por meio de formulário específico.
As notificações de acidentes do trabalho contribuem para coleta de dados estatísticos e definição do perfil da população geradora desses agravos, assim como contribui no planejamento de ações para melhoria da saúde do trabalhador.
Estas ações não comprometem o empregador, pois que não há relação direta com o Ministério do Trabalho. No corrente ano, Xangri-Lá efetuou a notificação de 49 acidentes do trabalho, registrando um fatal entre todos.
Tendo em vista as características sócio-econômicas locais, a Secretaria de Saúde pretende, em breve, o desenvolvimento de ações, junto aos trabalhadores da construção civil, no sentido de sensibilizá-los quanto à importância do uso de equipamentos adequados de proteção e segurança.
A finalidade é diminuir os índices de lesões inerentes à ocupação exercida. Para chegar a este objetivo, a Secretaria de Saúde busca parcerias com Ufrgs (Projeto PET Saúde) e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.