Xangri-Lá decreta situação de emergência
O prefeito de Xangri-Lá, Celso Barbosa, decretou Situação de Emergência em toda a área do Município. A decisão se justifica após verificar a extensão dos danos e prejuízos causados pelo temporal de vento e chuva que se abateu sobre o Município na tarde desta quinta-feira (19/11).
A violenta tempestade causou muitos estragos e apreensão na comunidade. No início da tarde, o tempo fechou e levantou um forte vento, que durou cerca de 30 min. O vendaval foi seguido por uma chuva torrencial. Informações dão conta de que a ventania tenha ultrapassado os 100 km horários.
Logo, começaram a chegar na prefeitura os relatos dos danos e prejuízos. Equipes da prefeitura foram acionadas, e constataram graves danos e destelhamento total da Escolinha Lobinho Guará, parte da Escola Petronilha e até mesmo de parte da Câmara de Vereadores, entre outros mais. Na Estrada do Mar e na RS 407 muitas árvores caíram, interrompendo o fluxo normal de veículos.
Na cidade de Xangri-Lá, os técnicos da prefeitura também constataram danos, destelhamentos, e árvores caídas em diversos pontos. Não foram poucos os estabelecimentos comerciais e residências atingidas pela intempérie. Mesmo na chuva, as equipes trabalharam na remoção das árvores para liberar as ruas interrompidas. Diversas equipes continuaram percorrendo outros locais para identificar mais problemas.
Numa análise inicial, os técnicos dizem que o Distrito do Guará foi o mais duramente castigado pelos ventos e pela chuva, embora se registrem sérios problemas em praticamente todo o Município, incluindo o Distrito de Rainha do Mar, o mais distante do centro.
O prefeito Celso Barbosa se deslocou até a Escolinha Lobinho Guará para verificar os estragos. Depois, percorreu outros pontos da cidade. Os danos e prejuízos são de grande monta. Felizmente, até o final da tarde não houve nenhum relato de que alguém tenha se machucado ou ferido. Para os que viram os danos, principalmente nas escolas, foi um verdadeiro milagre ninguém ter se machucado.