26º Feira do Livro de Osório

De 28 de novembro a três de dezembro, temos em Osório um dos eventos culturais mais importantes, 26ª Feira do Livro.

Junto a ela acontece a Semana da Leitura das escolas municipais.

A Feira do Livro mobiliza educadores, crianças jovens e adultos, a comunidade em geral.

Sabemos que se lê muito pouco no Brasil, principalmente onde o analfabetismo predomina, em muitas regiões.

Há também uma polêmica entre o livro e a internet. Uns dizem que a internet vai acabar com o livro escrito.

Do meu ponto de vista o livro impresso nunca vai acabar. Ambos irão se completar. Vemos que, cada dia, cada ano surgem mais e mais editoras, um número muito grande de novos escritores, escritores jovens que se fazem conhecidos, através de jornais, livros de bolso e coletâneas. É claro que não podemos deixar de valorizar os livros virtuais. São muitas as Feiras de Livro espalhadas pelo Estado. As grandes Bienais de Literatura em São Paulo e no Rio. Temos todos os anos a maior Feira do Livro a ceu aberto da América Latina, em Porto Alegre.

Em nosso Litoral as Feiras de Livro se multiplicaram, sempre se aperfeiçoando a cada ano. São eventos aguardados com expectativa pela comunidade.

Em nossa Feira respiramos Literatura e Cultura por uma semana.

Recheada de inúmeras atividades: contação de histórias, oficinas de desenho, de pintura, apresentação de danças, teatros, palestras com renomados escritores, bate-papos, sessões de autógrafos de livros e coletâneas, lançamento de livros, Cafeteira Poética, assim como a premiação do Concurso Literário Cataventos.

Osório se tornou um grande centro de educação e cultura.

Paulo Freire diz: “cultura é a obra de um grande escultor, um grande pintor, de um grande pensador.  é a poesia dos poetas letrados, como também a poesia de um cancioneiro. Cultura é toda a criação humana.Cultura é o tambor que soa noite a dentro.Cultura é a ginga dos corpos ao som dos tambores.Cultura é a manifestação dos povos.”

Neste ano são prestigiados: Patrono: o professor e escritor Jerri Almeida, homenageados: a educadora Irmã Ágata Buss e Antonio Andrade de Souza ( Seu Quininho) músico ,cantador de Ternos de Reis e ativista da Folia do Divino. Xerife: Davenir Klagenberg marinheiro, Presidente da Liga de Defesa Nacional-núcleo municipal.

Vamos prestigiar nossa Feira do Livro, visitando-a, comparecendo nas atividades literárias e culturais.

O livro nos abre as portas do mundo, desenvolve nossa mente e enriquece nossa alma.

Com a leitura viajamos e descobrimos um universo infinito.

Para saber escrever temos que ler e ler muito.

Comentários

Comentários