Comércio abre mais de 100 mil vagas temporárias
Segundo Vander Morales, diretor de Comunicações da Asserttem, o número é 10% maior do que o registrado em 2006. Para a Asserttem, entre os fatores que ocasionaram a elevação no número de vagas estão o aumento da massa salarial e da oferta de crédito ao consumidor, além da intensificação das ações de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no combate à informalidade.
No ano passado, segundo a Asserttem, 35% dos temporários foram efetivados no emprego – e a associação estima que esse número possa se repetir este ano. Já 13% das contratações foram ocupadas por jovens de 18 a 24 anos. Por isso, é uma boa oportunidade para se destacar no trabalho, já que a empresa pode decidir renovar seu quadro de funcionários ou expandir seus negócios.
O contrato de trabalho temporário tem validade de até três meses, renovável somente uma vez por igual período. Do total de vagas temporárias, o estado de São Paulo é responsável por 32%, o Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 15%, o Rio Grande do Sul em terceiro, com 11%, seguido de Minas Gerais (8%), Paraná (7%), Santa Catarina e Bahia (5%) e Pernambuco (4%).
Os homens conseguem 54% dos contratos temporários e as mulheres, 46%. Desse total, 16% têm mais de 50 anos, de acordo com a Asserttem.
Os cargos com maior número de vagas são Papai Noel, vendedores, repositores de estoque, caixas, balconistas, empacotadores e seguranças. A maioria atua no varejo, principalmente em supermercados, magazines e shoppings em todo o país.
Supermercados
Em alguns estados, os supermercados chegam a contratar temporariamente o equivalente a 10% do seu quadro de funcionários efetivos, como é o caso de São Paulo e Paraná. No primeiro, o número pode chegar a 23 mil, já que a Associação Paulista de Supermercados (Apas) estima que haja no setor cerca de 228 mil empregados.
Já a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) prevê que sejam abertas 7 mil vagas, e 20% dos temporários devem ser efetivados. Em ambos os casos as entidades recomendam que os candidatos procurem as lojas ou enviem currículos por meio dos sites das empresas.
Os supermercadistas mineiros devem contratar cerca 6,6 mil funcionários temporários, segundo a Associação Mineira de Supermercados (Amis). Os interessados devem procurar as lojas ou se inscrever por meio do Banco Talento da Amis, pelo site da entidade: www.amis.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2122-0518.
A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) prevê 800 vagas no Natal e Ano Novo e outras duas mil para os meses de férias no litoral norte do estado. O setor emprega 77 mil pessoas no Rio Grande do Sul.