Geral

Projeto desenvolve trilha de ecoturismo em Arroio do Sal

O município de Arroio do Sal, deverá ter um novo atrativo turístico. Além da beleza da praia e das emoções do turismo rural, haverá a alternativa do turismo ecológico. Com o incentivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do Projeto de Turismo Litoral Norte Gaúcho, a ação para criação de uma trilha ecológica na região começa a ser desenvolvida nesta quarta-feira, 17 de outubro.

A trilha deverá percorrer uma área de terra pertencente a um dos empreendimentos atendidos pelo Projeto de Turismo, a Peixaria Souza. A área de seis hectares pertence à família Souza desde 1929, de acordo com Rogemar da Silva Souza, sócio na peixaria. “As pessoas irão gostar de conhecer esse pedaço de mata nativa intocada, com a fauna e a flora totalmente preservada”, diz Rogemar. A consultora do Sebrae/RS, Regina Cardona, explica que a propriedade está situada entre o Parque Estadual de Itapeva, em Torres, e o Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, se constituindo em um corredor ecológico, ou seja, um ponto de passagem de animais nativos.

“Para que a trilha possa ser implantada é preciso transformar a propriedade em uma reserva particular do patrimônio natural”, diz Regina, referindo-se a uma RPPN. Este tipo de reserva é uma unidade de conservação em área privada, com caráter de perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica. A criação de uma RPPN é um ato voluntário do proprietário. Para desenvolver a trilha é preciso também elaborar um projeto de contenções que permitam que as pessoas possam observar a beleza da natureza local causando o mínimo impacto possível ao meio ambiente.

Nessa etapa do trabalho outra consultora do Sebrae/RS, a arquiteta Betina Endter, responsável pelo desenvolvimento de projetos semelhantes em outras regiões, entra em ação. Betina realiza, esta semana, em Arroio do Sal, os primeiros estudos na área. Também deve participar do projeto um biólogo que identificará espécimes da fauna e da flora local. Iniciativa nesse sentido está sendo tratada com a prefeitura do município. Após, o projeto seguirá para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Projeto de Turismo Litoral Norte Gaúcho conta com a participação das prefeituras de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Três Cachoeiras e Xangri-lá. O projeto está atendendo aos setores de bares, restaurantes, quiosques, pousadas, hotéis, camping, propriedades rurais, artesanato, agências de turismo, empreendimentos de esporte e aventura. Atualmente, participam do projeto, aproximadamente, 250 empresários.

Comentários

Comentários