Contas da CEEE ficarão 8% mais caras
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje pelo aumento de 8% nas contas de energia elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), segundo informou a Rádio Gaúcha. O índice obtido é formado por dois componentes. Inicialmente, foi aceito o reajuste de 0,45%, inferior aos 3,64% pedidos pela companhia. A Aneel, no entanto, retirou um desconto de 7,55% que vinha sido abatido nas contas dos clientes nos últimos 12 meses. Assim, o percentual do reajuste ficou em 8%. A decisão começa a valer a partir da próxima quinta-feira.
No início de setembro, o presidente do grupo CEEE, Delson Martini, havia antecipado que a estatal recuperaria neste mês o percentual descontado em 2006 para quitar uma pendência relativa a 2001, ano do apagão.
Segundo a Aneel, a CEEE havia recolhido indevidamente dos clientes R$ 113 milhões, valor atualizado até outubro de 2006. Como essa devolução já foi feita, a tarifa sobre a qual incide o reajuste volta ao patamar original, sem o desconto do ano passado.