Livro de escritor osoriense rompe fronteiras do país
O escritor osoriense Rodrigo Trespach foi homenageado no mês de outubro em Gründau na Alemanha, a cidade de origem da família Dressbach (Dresbach, Tresbach e Trespach), pela publicação de Passageiros no Kranich durante uma exposição de trabalhos de pesquisa histórica.
Após o lançamento no Brasil, que ocorreu em agosto, foram enviados alguns exemplares do livro para arquivos históricos, igrejas evangélicas e instituições de pesquisa histórica e genealógica na Alemanha e alguns países da Europa.
A entrega oficial do livro foi realizada por Klaus von Berg, amigo e colaborador de Rodrigo na pesquisa, a Heiko Merz prefeito da cidade. A pequena comunidade, de menos de 15 mil habitantes, situada no distrito de Main-Kinzig-Kreis estado federal de Hessen, se mostrou receptiva e interessada pelo trabalho desenvolvido pelo autor osoriense que buscou em muitos arquivos da região recuperar a história da família e local, além da abordagem feita pelo livro sobre o período em que muitas famílias deixaram a Alemanha em busca de melhores oportunidades no Brasil. Junto com o livro foram enviados textos traduzidos para o alemão a fim de facilitar a comunicação com os pesquisadores da área visto que o livro foi escrito integralmente em português.
Klaus von Berg informou também que foram reproduzidos em painéis, a árvore genealógica contendo a ligação da família na Alemanha com seus descendentes no Brasil, e um mapa de localização de Osório e do litoral norte do estado onde se estabeleceram os Dressbach (Dresbach, Tresbach e Trespach) depois da chegada ao país em 1825.
O autor disse “que é muito gratificante poder contar a história da minha família aqui no Brasil e um pouco de imigração alemã no litoral norte à terra de meus ancestrais paternos. Também é emocionante ver que o nome da minha cidade agora é conhecido não só na Alemanha, mas na Inglaterra, Canadá, Estados Unidos e Suécia. E de forma documental, que é o mais importante. É meu presente ao sesquicentenário do município. Acho que é essa a impressão que os alemães tiveram de Osório: uma cidade cultural por preservar sua história e sua gente”.
Rodrigo Trespach estará autografando o livro na 53.ª Feira do Livro de Porto Alegre no dia 3 de outubro, sábado, às 16h30min, no Pavilhão de Autógrafos da feira.