Chávez agradece a Lula por voto a favor da Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, agradeceu hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados pela aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul.
— Vamos agradecer-lhe aos deputados do Brasil, a Lula, ao chanceler Celso Amorim. Vou a agradecer pessoalmente a meu amigo Samuel Pinheiro Guimarães (secretário-geral do Itamaraty), muito amigo, um intelectual brasileiro que respeito há muito tempo — disse Chávez.
Num ato com trabalhadores governistas, Chávez disse que “Lula mandou Pinheiro ao Congresso para defender a Venezuela”.
— Porque há alguns que dizem que a Venezuela é uma ditadura. Mas aqui não há ditadura. Eles se confundem alguns, sobretudo por causa das campanhas na mídia — afirmou o líder.
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou na quarta-feira a entrada da Venezuela ao Mercosul. Mas o tema ainda depende de votações o Plenário da Câmara e no Senado.
O protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul foi assinado pelos governos dos cinco países em julho do ano passado, mas até agora só foi ratificado pelos congressos da Argentina e Uruguai.