Variedades

Spams respondem por até 95% dos e-mails, diz estudo

Os e-mails não-solicitados, também conhecidos como spam, responderam em 2007 por até 95% de todas as mensagens eletrônicas enviadas a funcionários de empresas, segundo um estudo publicado da companhia Barracuda Networks. De acordo com a pesquisa, divulgada pelo site de tecnologia “Cnet”, em 2001 os spams eram apenas 5% do total.

O estudo tem como base a análise de mais de 1 bilhão de e-mails recebidos diariamente por cerca de 50 mil empresas que são clientes da Barracuda Networks em todo o mundo. Em 2007, a porcentagem de spams ficou entre 90% e 95%, contra 85% e 90% no ano anterior.

Cerca de 50% dos funcionários das empresas que participaram do estudo afirmam receber cinco ou menos spams diariamente. Por volta de 65% recebem menos de 10 spams por dia, enquanto 13% disseram ser “soterrados” por 50 ou mais dessas mensagens em um dia.

De acordo com o estudo, as técnicas utilizadas pelos spammers estão cada vez mais sofisticadas e, com cada vez mais freqüência, eles utilizam anexos em suas mensagens.

Além de divulgar produtos e serviços, os spams são utilizados por golpistas em um golpe bastante difundido chamado phishing scam. Com ele, os piratas enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações.

Comentários

Comentários