Onda de assassinatos de músicos assusta o México
O corpo torturado do líder de uma banda popular mexicana foi encontrado na beira de uma rodovia. Uma cantora foi morta a tiros dentro de um hospital. No dia seguinte, o corpo de um trompetista foi encontrado em um rio. Os três são os crimes mais recentes numa onda de assassinatos de músicos mexicanos que começou no ano passado.
Sergio Gomez, cantor da banda K-Paz, de La Sierra, desapareceu depois de um show na cidade de Michoachan, capital do Estado de Morelia, de acordo com a promotoria do Estado.
Gomez teria entrado num carro com mais três pessoas depois do show e ido para Puerto Vallarta, disse Magdalena Guzman, porta-voz da promotoria. O corpo do cantor foi encontrado com sinais de estrangulamento e escoriações graves no tórax e abdômen, além de queimaduras nas pernas.
Guzman disse que não está claro como Gomez morreu, apesar dos sinais de estrangulamento. “Os ferimentos eram tão sérios que também podem ter sido fatais”, disse ela.
K-Paz era a banda mais conhecida do estilo musical “Pasito Duranguense”, que consiste em músicas românticas tocadas em ritmo acelerado. Entre os sucessos do grupo estava “Mas capaces que nunca”, com a qual ganharam o prêmio Billboard Latin Music Award no ano passado.
Menos famosa, a cantora Zayda Pena, 28, foi baleada no coração na cidade de Matamoros, na fronteira com Brownsville, Texas, enquanto se recuperava de um ferimento à bala recebido no dia anterior, disse o detetive de polícia Abel Infante.
Duas outras pessoas foram mortas juntamente com Pena no tiroteio. Nenhum suspeito foi identificado no crime.
Pena era líder de uma banda chamada Zayda y los Culpables (Zayda e os Culpados). Uma de suas canções se chamava “Tiro de gracia”, em referência a uma execução a tiros.
Dias após o assassinato da cantora, a polícia mexicana encontrou o corpo de José Luis Aquino, de 33 anos, trompetista do grupo Los Conde, em um rio no sul do país.
Pelo menos oito músicos foram assassinados no México neste ano, incluindo artistas da popular banda “Narcocorrido”, do norte do país, cujas letras falam freqüentemente sobre tráfico de drogas e violência.
Tráfico de drogas
Michoacan ganhou as manchetes este ano por causa da violência causada pelas drogas, com os traficantes brigando pelas rotas para transportar drogas para o norte. As músicas de K-Paz, entretanto, não falavam muito do tráfico. As composições de Pena eram principalmente baladas românticas.
Em 25 de novembro de 2006, Valentin Elizalde foi morto juntamente com seu agente e motorista logo após um concerto cruzando a fronteira com McAllen, Texas.
Em dezembro passado, Javier Morales Gómez, da banda Los Implacables del Norte, foi morto a tiros em um parque em Michoacan. A polícia não deu informações sobre o motivo do crime.
Em fevereiro, um atirador matou quatro membros do grupo musical Banda Fugaz depois de um show em Michoacan.