Governadora participa de homenagem a salva-vidas em Capão da Canoa
A governadora Yeda Crusius, juntamente com o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Nilson Nobre Bueno, participaram nesta sexta-feira (28) pela manhã, em Capão da Canoa, das atividades alusivas ao Dia Nacional do Salva Vidas. O evento foi realizado junto à Casa da Brigada Militar (Casa Bege), nas proximidades do Baronda, na avenida Beira-Mar.
Na ocasião, foi lançado o novo uniforme dos salva-vidas e os programas Salva-Vidas Mirim e Máster. Ocorreu, também, a formatura da primeira turma de salva-vidas civis temporários e uma competição de Duatlon (natação e corrida) para comemorar a data.
Yeda Crusius cumprimentou os profissionais, e destacou a importância deles para garantir a tranqüilidade dos veranistas. “O salva-vidas é o símbolo do veranista, pois é uma instituição que é marcada como protetora. É através dele que se tem a confiança para entrar no mar. Porém, além do trabalho deles, é preciso prudência por parte dos veranistas para que possamos, juntos, buscar fazer um trabalho efetivo para que este seja o verdadeiro Verão Legal”, disse.
Yeda afirmou que o número de salva-vidas é o mesmo e o treinamento é contínuo. “Estamos dando o melhor caminho para que o fim da temporada se complete em todas as guaritas. Além disso, queremos que os veranistas utilizem nossa ouvidoria, localizada aqui na casas de governos, para relatar eventuais problemas e sugerir melhorias para nosso trabalho”, finalizou.
O secretário de Segurança, José Francisco Mallmann, disse que todas as providências foram tomadas para satisfazer os anseios da comunidade nesta época do ano. “Temos uma campanha de cuidados no trânsito, que previne as mortes, e também assim, buscamos que os afogamentos no litoral tenham fim. Apesar de todas essas atividades em que os salva-vidas estão aqui para previnir e depois proteger, infelizmente, as estatísticas estão aí. É preciso educar a população também”, disse.
Salva-vidas temporários
A contratação de salva-vidas civis temporários foi uma alternativa para atender a demanda durante o veraneio, sem precisar deslocar os policiais das ruas. A Brigada Militar, por meio da Operação Golfinho, mantém a Central de Informações na Casa Bege, pelos telefones 51 3665 4540 e 51 3665 3909. A Operação Verão Legal RS foi lançada no dia 15 de dezembro e vai até 2 de março.