Petrobrás solidifica presença em SAP
A presença da Petrobrás em Santo Antônio da Patrulha, solidificada com a construção da Estação de Bombeamento na localidade de Miraguaia, foi o enfoque da audiência concedida pelo prefeito interino à integrantes do setor de Comunicação Social daquela empresa na semana passada.
Paulo Norberto Matos da Silva, Alexandre Tadeu Schuh e Adriana Pugen, relataram a Ferúlio José Tedesco, bem como aos secretários de Administração João Alfredo Peixoto e de Obras Manoel Adam, à chefe de gabinete Nara Diedrich e à diretora da área urbana da Secretaria de Obras Ângela Rangel, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Petrobrás na edificação da estação, que deverá entrar em operações, possivelmente já em março deste ano.
Destacou Paulo Norberto o relacionamento existente com a prefeitura de Santo Antônio da Patrulha na medida em que a Petrobrás está desenvolvendo obras no município. “Essa relação é bastante interessante pois possibilita esse posicionamento a respeito do andamento das obras, não apenas à prefeitura, como também à comunidade”.
ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO
Explicou que na região de Miraguaia está sendo construída uma estação de rebombeamento que visa dotar o sistema de transferência de petróleo e derivados, que inicia em Tramandaí, passando pelo Tedut, em Osório e agora contando com a estação em Santo Antônio da Patrulha, o que possibilita uma maior velocidade no produto que faz o fluxo até a refinaria, em Canoas.
PRODUÇÃO
Acrescenta que, quando estiver no auge da produção, a refinaria vai trabalhar com um processamento de 30 mil barris/dia.
Como agora está se processando o acabamento e o serviço de paisagismo, estima que em março, a estação esteja com as obras concluídas e como a questão energética também se encaminha para sua conclusão, acredita que em breve a estação esteja operando com sua capacidade plena.
Adianta que, quanto mais cedo finalizarem as obras, melhor será para o Rio Grande do Sul. Hoje, a refinaria trabalha com uma capacidade de 25 mil barris, cinco mil a menos do que seria o ideal.
ROYALTIES
Afirma Paulo Norberto que a questão dos royalties é feita através da ANP (Agência Nacional do Petróleo) que define os percentuais de participação dos municípios. É a ANP, que ao receber os royalties da Petrobrás, efetua a definição dos critérios de distribuição aos municípios.
ENSINO SUPERIOR
De outra parte declarou-se muito feliz por saber da implantação dos cursos de nível superior e do campus da Furg no município. E como ele também é professor universitário, vê com bons olhos a participação da empresa, mas esclarece: esse assunto cabe à direção da empresa, que é quem dará a palavra final a respeito do assunto. Mas acrescenta que, por ter afinidade com o tema, promoverá a busca do apoio da empresa à iniciativa de Santo Antônio da Patrulha.