Educação

Matrículas dos novos alunos e rematrícula iniciam-se segunda na rede estadual

As escolas da rede estadual recebem a partir desta segunda-feira (21) pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos para as matrículas nos primeiros anos dos ensinos Fundamental e Médio (Regular, Normal e Técnico).

Também até sexta (25), a Secretaria da Educação dá novo prazo para que os alunos matriculados em 2007 nas escolas públicas do Estado confirmem a rematrícula para o ano letivo de 2008. “Essa nova oportunidade, oferecida pela Secretaria, com apoio do Ministério Público, tem por objetivo garantir a permanência do estudante na escola onde estava estudando em 2007”, explica a secretária Mariza Abreu.

A ampliação do prazo de confirmação da rematrícula em mais uma semana – os pais haviam tido a oportunidade de ir às escolas por três semanas, em dezembro – tornou-se necessária a partir do acompanhamento que a secretaria e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) estão fazendo dos relatórios feitos pelas escolas.

Ao receber os diretores com as listas dos alunos rematriculados em dezembro, a secretaria avaliou que ainda há entre 4% e 30% de falta de confirmação, conforme a região do Estado. “Queremos todos na escola, com aulas de qualidade”, garante a secretária, que, nestes últimos dias concedeu uma série de entrevistas a veículos de comunicação de todo o Estado, ressaltando a importância do momento e dos pais irem às escolas.

Documentos
Para fazer a confirmação da rematrícula – na mesma escola onde o aluno estudou de 2007 – serão solicitados dos pais ou dos alunos maiores de 18 anos um documento de identidade (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho) e um comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, entre outros). Já os estudantes que pediram transferência e reingresso deverão procurar as escolas para as quais serão designados entre 11 e 15 de fevereiro.

Para as matrículas do 1° ano do Ensino Fundamental e para os 1° anos do Ensino Médio, os pais ou responsáveis dos alunos inscritos, ou o próprio aluno, se maior de 18 anos, deverão fazer suas matrículas no próprio estabelecimento de ensino para o qual o estudante foi designado.

As informações sobre qual a escola o aluno deve ser matriculado podem ser obtidas na escola estadual onde foi feita a inscrição. Além disso, para as regiões de Porto Alegre, Alvorada, Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, Santa Maria, Viamão, Cachoeira do Sul e Canoas, os dados também podem ser obtidos nas centrais de matrícula ou pelo site www.educacao.rs.gov.br.

Comentários

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *