Geral

Alceu Moreira: Parlamento deve buscar solução para crise da carne bovina gaúcha

Nesta sexta-feira (15), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), recebeu a visita do Superintendente Federal de Agricultura no RS, Francisco Signor, coordenador das políticas do governo Lula para a agricultura no Rio Grande do Sul.

No encontro o presidente Alceu Moreira apresentou, ao superintendente, o Programa Sociedade Convergente e conversaram sobre a polêmica disputa entre o Brasil e a União Européia para definir as fazendas que poderão exportar carne bovina para o Mercado Comum Europeu e que está acarretando enormes prejuízos aos criadores gaúchos.

Conforme Alceu Moreira, apesar do governo brasileiro listar mais de 500 propriedades aptas para vender a carne bovina, os europeus, no entanto, aceitam credenciar, no máximo, 300 fazendas brasileiras. “Isto é um absurdo que não podemos concordar. Temos conhecimento de mais de uma centena de pecuaristas que nem sequer tiveram suas propriedades verificadas para a rastreabilidade e estão impedidos de poder negociar seu produto.”, ressaltou.

O presidente vê enormes prejuízos econômicos ao Estado e, sobretudo, à imagem desta cultura no Brasil. “Eles enfrentam o Mal da Vaca Louca e viram o preço de sua carne desabar. Agora inventam uma série de obstáculos ao nosso produto certamente para elevar o custo de sua produção”, observou o deputado.

“Por este motivo, quero levar o tema do setor da cadeia produtiva da carne bovina para a próxima reunião da Mesa Diretora da Assembléia, que será realizada na próxima terça-feira, dia 19, às 9h30min. E, a seguir, às 10h30min, no Plenarinho, reunir as maiores autoridades do Estado desta área, as entidades envolvidas, os membros da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Casa para debater este assunto”, informou Alceu Moreira.

O presidente disse que será redigido um manifesto de apoio ao setor e eleita uma missão para ir à Brasília e levar a posição do Rio Grande do Sul ao Ministério da Agricultura e ao próprio presidente Lula. “Para tanto, já fiz contato com o líder da Bancada Federal, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB/RS) para que, na próxima terça-feira, possa o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), marcar e acompanhar os integrantes da comitiva nas audiências com as autoridades federais”, afirmou Alceu Moreira.

Comentários

Comentários