Audiência Pública debate uso de drogas em Osório
As principais autoridades constituídas do município de Osório estiveram reunidas na tarde desta terça-feira (09) para tratar sobre uma questão que vêm tirando o sossego de muitas famílias e da comunidade de Osório: o consumo de drogas.
Muito debatida pelos vereadores de Osório, a questão das drogas e, principalmente o elevado número de jovens utilizando o ‘crack’, foi tema principal da reunião.
Diariamente a comunidade procura representantes da comunidade e poderes públicos em busca de solução para familiares que ingressaram no mundo das drogas.
– De cada 5 pessoas atendidas, 4 é pedindo socorro para que façamos alguma coisa – comentou Martim Tressoldi, presidente do Legislativo Municipal, ressaltando que um dos maiores problemas enfrentados em Osório é a falta de um local para fazer a internação destas pessoas.
Júlio Almeida, Promotor, salientou que o Ministério Público enfrenta o mesmo problema. Já Paulo Rocha, Presidente do Hospital São Vicente de Paulo, falou que é preciso agilizar a construção da ala psiquiátrica, local onde inicialmente será feito este tratamento.
Nos últimos meses o Conselho Tutelar atuou juntamente com a Casa Aberta, ONG Catavento e o Hospital, na tentativa de amenizar a situação em Osório, afirmou o conselheiro Charlon. “A dificuldade é manter o usuário fazendo o tratamento. A família muitas vezes não ajuda. De janeiro pra cá foram 48 casos de adolescentes em Osório”, segundo Charlon.
“É uma questão social”, lembrou a Juíza da Infância e da Juventude, Dra. Conceição, onde é preciso trabalhar a prevenção e rede de atendimento, juntamente com trabalho nas escolas e nas famílias.
O Secretário da Educação, Valdionor Aguiar da Costa, falou sobre o projeto para criação do Conselho Municipal de Entorpecentes, e que é preciso instrumentalizar os professores para tratar deste assunto, destacando ainda, que as escolas têm o papel no combate às drogas.
A eficácia e o serviço prestado pela Brigada Militar em Osório também foi destacado, sendo de relevante importância para a comunidade.
A audiência foi uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Osório, e estavam presentes representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Agentes do Conselho Tutelar, Ministério Público, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Presidente do Hospital de Osório.