Geral

Chuvas atrasam obras da BR-101

As fortes chuvas que caíram no primeiro trimestre deste ano atrasaram as obras de duplicação do trecho Sul da Br-101, que vai de Palhoça/SC até Osório/RS. O volume das chuvas foi 50% maior do que a média esperada para esta época.

A expectativa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) de Santa Catarina era de entregar 80% da duplicação até o fim do ano, mas com o mau tempo dos últimos meses a meta caiu para 70%. “Apesar do mau tempo iremos entregar grande parte da obra ainda este ano. Em meados de 2009 será concluído todo o trecho licitado da obra, faltando apenas o Morro dos Cavalos, o túnel em Tubarão e a ponte de Laguna” afirma o Superintendente do DNIT em Santa Catarina João José. Ele ainda revela que em agosto deste ano será concluído o primeiro lote de obras, o lote 27 que vai inicia na ponte sobre o Rio Sangão (km 358,65) e vai até o km 386,54 passando o viaduto de acesso ao Rincão.

O mês de fevereiro foi o mais difícil para as construtoras que trabalham no trecho catarinense: dos 29 dias de fevereiro, 21 foram impróprios para o andamento dos trabalhos.

Em um trecho em Palhoça, na Grande Florianópolis, a base que já estava pronta para receber o asfalto teve que ser removida, pois a umidade do solo poderia comprometer a qualidade da pista. Em outro ponto, a terraplenagem teve que ser coberta com lonas.

Já no trecho do Rio Grande do Sul os trabalhos seguem normalmente. O que ainda emperra alguns trechos são as cerca de 60 desapropriações que estão em fase de negociações.

Segundo o Superintendente Regional do DNIT do Rio Grande do Sul, Marcos Ledermann, o Lote 4, que vai de Osório até Aguapé deve ser oficialmente inaugurado em outubro de 2008.

A intenção do DNIT, segundo Ledermann é de que as obras estejam concretizadas até o final do ano que vem. “Queremos entregar esse trecho já duplicada até o final de 2009”, disse Ledermann.

Comentários

Comentários