Papa diz que escândalo entre sacerdotes foi uma vergonha
O papa Bento XVI disse nesta terça-feira, no avião rumo aos Estados Unidos, que o escândalo de pedofilia envolvendo sacerdotes católicos americanos foi “uma vergonha, que não deve se repetir”.
— Esses casos representaram um grande sofrimento para os EUA, para a Igreja e para mim, pessoalmente. Não entendo como puderam acontecer — disse o pontífice.
Durante a viagem, o papa afirmou que falará com o presidente americano, George W. Bush, sobre a imigração, e pedirá que seu país ajude no desenvolvimento e crescimento da América Latina. Bento XVI disse que, na última visita dos bispos das América Central e da América do Sul, soube do grande problema da imigração existente nesses países.
O pontífice destacou, principalmente, o “drama da separação” familiar representado pela imigração, e afirmou que são necessárias soluções a longo prazo para o desenvolvimento social.
Acrescentou que falará com Bush sobre a necessidade de que os Estados Unidos ajudem os países da América Latina para que cresçam e se desenvolvam. O papa insistiu na necessidade de tomar medidas a curto prazo para ajudar as famílias destruídas pela emigração, para que os emigrantes possam ter, pelo menos, uma vida digna.