Daer fiscaliza durante o feriado do Dia do Trabalho
Como ocorre nos feriados, quando aumenta o número de veículos de excursão, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem intensifica a fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros, neste do Dia do Trabalho. Com a ação o órgão vem aumentando a fiscalização e coibindo o transporte clandestino que, além de ilegal, não oferece condições de serviço com a segurança e o conforto necessários aos usuários.
Como será um feriado diferenciado, as blitze ocorrem desde ontem (30) até esta sexta (2), entre as 17h e as 6h da manhã em diversos pontos do Estado, sendo que os horários se diferenciam dependendo do local e da disponibilidade da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal/RS e do Comando Rodoviário da Brigada Militar – órgãos de apoio que são indispensáveis às atividades desenvolvidas pelo Departamento de Transporte Coletivo do Daer, durante as blitze.
Ao todo trabalharão mais de 30 agentes de fiscalização do Daer em nove equipes de trabalho que terão como trabalho a fiscalização dos veículos de transporte intermunicipal de fretamento e de turismo (ônibus, microônibus e vans) que trafegam entre os diversos municípios do Estado.
O Daer recomenda aos usuários do transporte de excursão, que antes de contratarem o serviço, verifiquem se o veículo oferecido tem registro regular e válido junto ao Daer. Outra precaução recomendada pelo órgão é que, antes de iniciarem a viagem, exijam a lista de passageiros autorizada pelo Daer e o laudo de inspeção veicular atualizado.
O diretor-geral do Daer, Gilberto Cunha, destaca que as duas medidas evitarão transtornos junto à fiscalização e riscos desnecessários à segurança. “A fiscalização do Daer age em defesa do cidadão”, afirma Cunha lembrando que, em 2008, já foram realizadas 134 blitz, vistoriados 3.482 veículos, 352 foram notificados e 156 apreendidos.