Menores de cinco anos serão vacinados contra a pólio neste sábado
A Secretaria da Saúde coordena neste sábado (14), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. A meta é imunizar 95% das 770.749 crianças da faixa etária de zero a cinco anos no Rio Grande do Sul.
O trabalho será desenvolvido por cerca de 12 mil pessoas, entre profissionais de saúde do Estado, prefeituras e voluntários. Estarão funcionando, das 8 às 18h, 1.919 postos fixos e 2.648 equipes móveis. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da secretaria, Maria Tereza Schermann toda a criança com até cinco anos de idade deve receber a gotinha neste sábado.
Ela ressalta que as campanhas são realizadas como uma ação complementar à vacinação de rotina, já que contribuem para a manutenção de áreas livres de poliovírus. Maria Tereza também lembra que a pólio ainda persiste em países da África e da Ásia, sendo possível a reintrodução do vírus em regiões em que não circula mais.
A Poliomielite é uma doença infecciosa, causada por um vírus que atinge o sistema nervoso, podendo causar seqüelas e até a morte. No Brasil, as campanhas contra a paralisia infantil são realizadas há 27 anos, consolidando o controle epidemiológico e a ausência da doença no país.