Litoral Norte prospecta parcerias com agências de viagens em São Paulo
Conhecer as últimas tendências do cenário turístico brasileiro e identificar possíveis parcerias para as empresas gaúchas são os objetivos da missão empresarial com 20 integrantes do Litoral Norte Gaúcho, que visita o 3º Salão Brasileiro do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. A mostra será realizada até este domingo (22), no Parque do Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, nº 1209. A missão está sendo organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do Projeto Pólo de Turismo Litoral Gaúcho.
A participação dos empresários na mostra, conforme a gestora do Pólo de Turismo Litoral Gaúcho, Camila Ferraz Jacques, objetiva melhorar a competitividade do produto turístico da região, reduzindo a sazonalidade nos períodos de baixa temporada, gerando o fortalecimento do turismo gaúcho por meio da prospecção do mercado nacional. “Buscamos trazer para a região práticas diferenciadas de comercialização, de divulgação e de formatação de produtos turísticos. Ao visitarmos a feira, colocamos em prática uma das ações integrantes do planejamento do pólo, que é capacitar os profissionais de forma que, ao retornarem às suas cidades, possam transferir esses conhecimentos aos demais empreendedores do setor”, afirma. Durante o evento, explica a gestora, o grupo irá participar de palestras realizar prospecções de parceiras com agências nacionais interessadas em nossos produtos turísticos.
O Litoral Norte Gaúcho, de acordo com Camila, passa hoje por um período turístico amplo e de constante desenvolvimento. “A região começou a despontar no âmbito turístico há cerca de dois anos, com o início de um forte processo de profissionalização entre os empreendedores. Após, realizarmos diversas capacitações, chegamos a um momento de positiva expansão turística. Nossa meta agora é formatar os produtos por meio da organização de uma forte identidade, incentivando o crescimento do número de turistas, não apenas veranistas”, declara.
Para Valdirene Carlos Borges, gerente do Hotel Ditalia, de Arroio do Sal, a participação no Salão Brasileiro do Turismo representa principalmente a possibilidade de ampliação de mercados. “A idéia é absorvermos as novidades da feira para investir em novos negócios no Litoral Gaúcho. Queremos mostrar aos consumidores das mais diversas partes do País que as nossas cidades têm um grande potencial turístico, como o Turismo Rural e o Turismo Ecológico”, ressalta. Durante a missão, ela estará representando um grupo de 11 estabelecimentos hoteleiros de Arroio do Sal.
O Salão do Turismo é uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, de mobilização, promoção e comercialização de novos roteiros turísticos, que pretende reforçar a importância do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Participam do processo de organização, a União, estados, municípios, instituições governamentais e não-governamentais, empreendedores, sociedade civil organizada e instituições de ensino superior de turismo e hotelaria.
O Projeto Pólo de Turismo Litoral Gaúcho atende hoje 95 empresas dos setores de Gastronomia, Meios de Hospedagens, Artesanato e Propriedade Rural dos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Torres, Tramandaí, Santo Antonio da Patrulha e Xangri-lá. O objetivo é aumentar o consumo dos produtos e serviços da região nos períodos de alta e de baixa temporada, através do fortalecimento em gestão, capacitação e inovação das micro e pequenas empresas, estimulando o processo de cooperação existente entre instituições públicas e privadas para a consolidação do setor, incentivando práticas sustentáveis.