Candidatos a prefeito receberão sugestões para planejamento familiar
Todos os candidatos a prefeito do Estado receberão um carta subscrita pela Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs) e pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP), com sugestões para a implantação de um programa mínimo de planejamento familiar em todos os municípios. O anúncio foi feito, durante reunião da direção da entidade e os presidentes das associações, juntamente com Antunes, na sede da federação.
A entrega do documento deverá ocorrer na próxima assembléia da Famurs, em agosto. O deputado Frederico Antunes deverá apresentar, durante o encontro, relação dos hospitais habilitados a realizar cirurgias de vasectomia, laqueadura e outros procedimentos.
Durante o encontro de hoje, Antunes entregou aos presidentes das associações de municípios um conjunto de apontamentos que justificam a implantação de programas e projetos voltados ao planejamento familiar. O parlamentar excerceu em 2007 a Presidência da Assembléia Legislativa e fez deste programa um dos eixos de sua administração, através de parcerias com prefeituras, sindicatos, universidades, escolas e clubes de serviço.
“Os problemas sociais que o país enfrenta seriam minimizados se o planejamento familiar fosse levado a sério há 20 ou 30 anos”, afirmou Frederico Antunes. Ele destacou que o principal objetivo do programa é oferecer informação “e não tolher a liberdade de homens e mulheres de exercer livremente o direito à maternidade e à paternidade responsáveis”.
Participaram da reunião o presidente da Famurs, Elir Girardi, além do 1º vice, Gessi Brandalise, o 2º vice, Rubens Furini, além diversos presidentes de associações de prefeitos e do coordenador do Programa de Planejamento Familiar da Assembléia Legislativa, jornalista Percival Puggina.