Vida & Saúde

COREN-RS apóia Campanha Nacional para Eliminação da Rubéola

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul congrega esforços em apoio à campanha nacional que tem como objetivo interromper a transmissão endêmica do vírus da rubéola através da vacinação de homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, mesmo que já tenham contraído a doença anteriormente.

A campanha, que terá duração de cinco semanas (de 9 de agosto a 13 de setembro de 2008), pretende ainda atingir indivíduos suscetíveis para o sarampo, para que se consolide a estratégia de eliminação dessa doença no Brasil e alcançar a meta de eliminação da rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) até 2010.

O lançamento oficial da campanha será no dia 9 de agosto, simultaneamente com a segunda etapa do Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O dia central da campanha nacional será 30 de agosto de 2008, sábado, para permitir que a população-alvo (idade economicamente ativa) possa ter acesso à vacinação.

Segundo a presidente do COREN-RS, Dra. Maria da Graça Piva, “devemos empreender todos os recursos disponíveis para mobilizar os profissionais da saúde e os cidadãos de todas as áreas na difusão das informações com objetivo de eliminar a doença em nosso país. Acredito que nesta campanha, só temos duas opções: sermos parceiros ou sermos coniventes. E as conseqüências da Síndrome da Rubéola Congênita são extremamente graves. Portanto, fica aqui o nosso apelo para que as pessoas divulguem. Que façam suas vacinas, pois os adultos têm escolha, as crianças não.”, concluiu.

Comentários

Comentários