Porto de Rio Grande é um dos 20 portos principais do Brasil - Litoralmania ®
Variedades

Porto de Rio Grande é um dos 20 portos principais do Brasil

O Anuário Estatístico Portuário (AEP) divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), destacou o Porto do Rio Grande entre os 20 principais portos brasileiros. A publicação apresenta dados e informações decorrentes das operações portuárias de carregamento e descarga dos navios realizadas em 2007, nos portos organizados (públicos) – marítimos, fluviais e lacustres, incluindo também a movimentação de carga realizada nos terminais de uso privativo, misto ou exclusivos.

Conforme o Anuário, a movimentação total de cargas nos portos/terminais brasileiros em 2007 foi de 754.716.655 toneladas. Este resultado representou um crescimento de 10,9% em relação a 2006. Em termos de crescimento o, porto rio-grandino foi destacado pelo seu bom desempenho, tendo acréscimo de 19% em sua movimentação, acima da média brasileira.

Na análise conjugada (portos/terminais), Rio Grande também mereceu destaque, pois ocupa a sétima posição no ranking dos portos que mais movimentaram cargas no país em 2007.

Na movimentação de carga geral, o porto gaúcho ocupa a quinta posição. No AEP, a avaliação da evolução da carga geral de forma isolada, em função de sua natureza, destaca o Porto do Rio Grande por manter crescimento contínuo desde 2003. Na parte de granéis sólidos, não minerais, o porto de Santos lidera a lista dos portos/terminais que mais movimentaram este tipo de mercadoria em 2007. Em seguida apresentam-se os portos de Paranaguá e Rio Grande, onde predominaram as movimentações de farelos e soja.

Nos portos com maior tráfego de embarcações, Rio Grande aparece em segundo lugar, sendo responsável por 11,5% do total de atracações ocorridas no país. O tipo de navegação que mais contribui com o tráfego de embarcações no porto rio-grandino foi “outras navegações” representando 21,1% do tráfego nacional nesta área, ocupando Rio Grande a 1ª colocação no ranking nacional neste segmento.

No Longo Curso, o porto gaúcho responde por 8,3% do movimento de embarcações no país, 4º lugar no ranking. Já a cabotagem responde por 6% do tráfego de embarcações nos portos brasileiros, ocupando 6º lugar.

O bom desempenho do único porto marítimo gaúcho obtido em 2007 está sendo superado neste ano. No primeiro semestre de 2008, o porto rio-grandino atingiu movimentação recorde, contribuindo significativamente para que Rio Grande disparasse entre as principais cidades exportadoras do Brasil.

No primeiro semestre deste ano Rio Grande ficou em 23º lugar no ranking dos principais municípios exportadores do Brasil, com US$ 950,3 milhões. A cidade deu um saldo em relação ao primeiro semestre de 2007, quando ocupava a 31ª posição, com US$ 574,1 milhões.

Com o bom resultado, que consta em relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Rio Grande passou a ser o 1º no ranking dos municípios exportadores do RS.

Comentários

Comentários