Variedades

Governadora Yeda Crusius anuncia novos nomes para o secretariado

A governadora anunciou, no final da tarde desta sexta-feira (1º), os nomes de novos integrantes do secretariado do Governo do Estado.

A pasta do Planejamento será ocupada pelo diretor de Despesa da Secretaria da Fazenda, Mateus Bandeira. A secretária adjunta da pasta, Ana Severo, que respondia interinamente pela secretaria desde a saída de Ariosto Culau, será a nova chefe adjunta da Casa Civil.

A Secretaria Geral de Governo será comandada pelo economista Erik Camarano, que atuava como secretário-executivo das Câmaras Setoriais. Camarano substitui Mercedes Rodrigues, que irá para a Secretaria de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção. A posse dos novos secretários ocorrerá na próxima segunda-feira (4), às 17 horas, no Palácio Piratini.

Após o anúncio, a governadora concedeu entrevista onde destacou que as mudanças fortalecem a nova fase do mesmo governo. “Estamos aos poucos anunciando as mudanças do primeiro escalão do nosso governo, que vai tomando a sua feição que significa a nossa Carta Compromisso, gerada durante os trabalhos coordenados pelo secretário Daniel Andrade, da Infra-estrutura e Logística, com cinco partidos de base na Assembléia Legislativa”, disse.

Yeda salientou a importância das modificações no primeiro escalão, principalmente no que a governadora chamou como “complexo Piratini”, formado pela Casa Civil, a Casa Militar, a Secretaria Extraordinária de Irrigação, de Relações Institucionais, de Planejamento e Gestão, e a Secretaria Geral de Governo. “É aqui que toda a articulação do governo, legislativa, parlamentar, técnica, política, é feita”, completou.

Retomada dos investimentos
A governadora falou ainda que o empréstimo de US$ 1,1 bilhão do Banco Mundial (Bird) reverterá em benefícios ao Estado. “Este empréstimo permitirá que o governo desenhe o orçamento de resultados para o ano de 2009. Cada melhoria é distribuída entre o investimento que não pode esperar, as leis que nós fazemos cumprir dentro da moldura da responsabilidade fiscal e os nossos compromissos de plano de governo e os precatórios estão dentro deles”, reforçou.

A aprovação do empréstimo foi anunciada nessa quinta-feira (31), durante uma videoconferência realizada com a diretoria do Bird. Este crédito irá abater parte da dívida extralimite do Estado com a União.

Participaram também do anúncio o secretário da Fazenda, Aod Cunha, e o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel.

Comentários

Comentários