Deputado Alceu Moreira participa da abertura da Fenacan
O presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira (PMDB), participou na noite desta quarta-feira (13) da abertura oficial da Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, do Sonho, da Rapadura e do Arroz (Fenacan), em Santo Antônio da Patrulha.
Nesta edição foram investidos em torno de R$ 200 mil nos 150 estandes, número que supera a marca de 2007. A novidade deste ano é a abertura de espaço para expositores de outros municípios do Estado.
Para Alceu Moreira, a retomada do desenvolvimento no Litoral Norte poderá trazer muitos patrulhenses de volta à cidade natal, principalmente em função da produção da cachaça que está sendo exportada para vários países da Europa. “A cachaça desta região está sendo comercializada em euros num valor maior que o próprio wiski, e este é um destilado que pode gerar renda e agregar valor, bem como os derivados da cama-de-açúcar. Ou seja, um empresário que chegar aqui e perceber o alto consumo e o desejo da sociedade em produzi-lo, pode ser fruto de empreendimento em Santo Antônio da Patrulha”, disse. Festival de música
Em agosto do ano passado, a Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade projeto de Lei do deputado Jerônimo Goergen (PP), declarando a Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha, integrante do Patrimônio Cultural do Estado (Lei 12.771/2007).
Segundo o parlamentar, a Moenda é reconhecida pela crítica especializada como um dos mais importantes festivais, não só do RS, mas do país, “sempre primando pela competência e organização, sendo um referencial para o movimento artístico-cultural nacional”.
A Fenacan se estende até o próximo domingo (17), no Parque Caetano Tedesco. Paralelo à feira, acontece a 22ª Moenda da Canção. De acordo com a presidente da Associação Moenda, Carmem Monteiro, 384 composições inscritas foram inscritas, sendo 30% de fora do Rio Grande do Sul. Destas, 18 foram classificadas e 10 composições concorrem na noite final (17) e, também, comporão o CD e DVD oficiais do festival.