Esportes

Tiago Braga conquista o circuito Estadual de Surf amador em Torres

O surfista Tiago Braga sagrou-se campeão da categoria Open do Hot Buttered/Modamar Torres Challenger, etapa válida pelo circuito Estadual de Surf Amador 2008, disputado na cidade do litoral norte gaúcho, neste final de semana (16 e 17/08). Os atletas Rodrigo Farias (SC), José Luiz Mello e Cristiano Fornari, ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente. Ao todo foram distribuídos R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em prêmios, além de 2.000 pontos no ranking gaúcho.

Numa final eletrizante, o surfista Tiago Braga aproveitou as ondas de três a quatro pés, e arrancou uma nota 6.0 e outra 9.0, garantindo assim o primeiro lugar da etapa, e 2000 pontos no ranking estadual da categoria Open. O líder nesta categoria é José Luiz Melo.

Natalia Navarro, por sua vez, confirmou o favoritismo e venceu, pela quarta vez consecutiva em 2008, a categoria feminina. Ela chega, assim, a 5.500 pontos no ranking, sendo a única atleta a vencer todas as etapas do circuito neste ano. Mirian Moreti (SC), Mariana De Bortolli, Luana Antunes e Luiza Carvalho, ficaram em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares respectivamente.

Prêmio Corsan Te Liga na Natureza de Redação

Outra disputa acirrada desta etapa do circuito foi entre os alunos das escolas de Torres, e os atletas participantes, que buscaram o Prêmio Corsan Te Liga na Natureza de Redação. A jovem Mariana De Bortoli, autora do texto escolhido como o melhor, levou para casa um super kit de presentes e terá sua redação publicada no site da Federação Gaúcha de Surf (www.fgsurf.com.br) até o final da próxima semana.
 
Estudantes no Hot Buttered/Modamar Torres Challenger

Os alunos da disciplina de Esportes Aquáticos (Surf) do curso de Educação Física da ULBRA Torres acompanharam a disputa da etapa do Estadual de Surf Amador 2008. Ao todo 17 estudantes, acompanhados do professor Marcio Ramos, conheceram a estrutura utilizada numa etapa oficial e o sistema de julgamento.

Segundo Ramos, esta é mais uma oportunidade de unir a teoria com a prática. “Estamos formando educadores capazes de ministrar aulas de surf, reconhecer as diferenças de formações de ondas e fundo do mar, diferenciar as correntes e muito mais. Desde 2002 ministro esta cadeira na ULBRA Torres”, finalizou.

Especialistas falam a respeito de regras no Surf

A direção técnica da Federação Gaúcha de Surf promoveu um fórum de debates sobre arbitragem, julgamentos e critérios técnicos para a avaliação em eventos oficiais, na noite deste sábado (16/08). O encontro realizado no Guarita Park Hotel, em Torres (RS), teve como publico alvo os atletas, familiares e simpatizantes do esporte.

O diretor da FGSurf, Emílio Palmeiro, explicou aos presentes a importância de cada função dentro do quadro técnico. Já os árbitros Luciano de Matos, o Fuka, Paulo Orofino e Vladimir Brasil Garcia, detalharam os critérios utilizados nos julgamentos e avaliações das ondas surfadas pelos atletas.

O Hot Buttered/Modamar Torres Challenger foi apresentado pela Corsan e contou com o patrocínio da MM wetsuits, Darshan, Glass Brothers, Hot Buttered, Modamar e Prefeitura Municipal de Torres. O apoio foi da Fundergs, Farol Hotel, Guarita Park Hotel, Clube Surf, Pop Rock, Associação dos Surfistas de Torres (AST) e Dicadibalada. A realização foi da Espírito Radical, com supervisão da Federação Gaúcha de Surf.

Comentários

Comentários