Nordeste é a região que mais recebe recursos da Previdência
O ministro da Previdência, José Pimentel, informou ontem (21), ao lançar, em Recife, o Boletim Estatístico da Previdência Social para o Nordeste, que a região é a que recebe o maior percentual de recursos do órgão.
Em julho, de acordo com o boletim, foram transferidos para a região R$ 3,184 bilhões em benefícios do sistema previdenciário, três vezes mais do que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Pimentel lembrou que os recursos da pasta “asseguram a sobrevivência de muitas milhões de famílias em todo o país, além do significado para o desenvolvimento econômico dos estados mais pobres”.
O boletim indica que a taxa de cobertura da Previdência aos idosos no Nordeste é de 81,8% do total dos beneficiários na região, enquanto a média brasileira é de 80,7%, segundo o Programa Nacional de Amostras por Domicílio (Pnad).
Os benefícios pagos nos nove estados do Nordeste representam 21,3% do valor total do que é pago em todo o país. O sistema pagou, em julho, R$ 14,9 bilhões em benefícios.
O Nordeste também concentra mais de um quarto da quantidade de benefícios da Previdência, 27,2%, com 6,9 milhões de benefícios do total de 25,7 milhões do país.