Mapeamento aéreo atualizará dados do território gaúcho - Litoralmania ®
Variedades

Mapeamento aéreo atualizará dados do território gaúcho

Secretários de Estado, empresários, entidades de classe e imprensa conheceram na tarde desta terça-feira (26), durante evento no Hotel Plaza São Rafael, detalhes do projeto Conhecer para Desenvolver – Levantamento Aerofotogramétrico do Rio Grande do Sul. Desenvolvido pela empresa Base Aerofotogrametria e Projetos S.A., com apoio institucional do governo e sem custo para os cofres públicos, o projeto começará a ser desenvolvido no Estado para geração de imagens aéreas de todo o território gaúcho. Caberá à empresa a captação de patrocínios para executar o levantamento.

O trabalho, que não era realizado no Estado desde a década de 70, propiciará informações atualizadas para melhorar o gerenciamento de atividades em áreas como agricultura, defesa civil, educação, geração de energia, fiscalização, arrecadação de impostos, meio ambiente, mineração, modernização municipal e estadual, saneamento básico, transporte, saúde e segurança, entre outras.

Implantado a partir de convênio entre o governo estadual, por intermédio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, e a empresa Base Aerofotogrametria e Projetos S.A., o projeto consiste na produção de mapas, cartas e plantas que registrem, por meio de fotografias métricas, imagens de todo o território do Rio Grande do Sul. A previsão é de que o trabalho seja concluído em um ano. A proposta é percorrer 55 mil quilômetros de vôo linear para a produção de aproximadamente 21 mil imagens digitalizadas com resolução espacial de 60 centímetros. O produto deste trabalho será fornecido ao Estado para uso exclusivo nas secretarias e autarquias.

Representando a governadora Yeda Crusius, a secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes, apresentou o trabalho desenvolvido pela Secretaria, desde a atualização de dados do patrimônio público, a partir de convênio firmado com o Tribunal de Justiça, Corregedoria, Cartórios Registradores e Notariais, até o controle da frota de veículos oficiais a partir do programa Cidadão Dirigindo o Rio Grande e do Sistema de Controle Informatizado Veicular. “As ferramentas de modernização de gestão estão à nossa disposição, e modernizar é a palavra de ordem deste governo”, disse a secretária Maria Leonor.

Secretário adjunto da Administração e dos Recursos Humanos, Alfredo Scherer Neto explicou que a iniciativa é de extrema importância para o planejamento e a gestão estratégica do Estado, que precisa se modernizar para ser um bom parceiro para os municípios e para as entidades privadas. “Todas as nossas ações são realizadas com o mesmo objetivo: gerar ainda mais economia aos cofres públicos. O projeto foi viabilizado pela Secretaria da Administração, mas o uso das imagens e os benefícios são previstos para a administração direta e indireta do governo”, afirmou Scherer Neto.

Diretor-presidente da Base Aerofotogrametria e Projetos S.A., Antonio Cobo Neto destacou em sua fala que este mapeamento completo e minucioso do território gaúcho será de extremo valor para a administração pública. Popularmente chamado de mapa aéreo, este trabalho, segundo Cobo Neto, tem se transformado numa ferramenta para o desenvolvimento dos Estados. “O tempo dirá o que esta ferramenta representará para este Estado”, garantiu.

Presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia, Paulo Trino fez questão de cumprimentar o governo gaúcho que, para ele, mostra como se faz para superar as dificuldades financeiras e buscar a modernidade. “É muito fácil dizer que não há recursos e que portanto não será possível inovar e modernizar. Mas a visão do governo gaúcho neste momento supera obstáculos e sua tomada de decisão é responsável”, afirmou Trino, sob aplausos.

Representação
Prestigiaram o evento a secretária do Gabinete de Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção, Mercedes Rodrigues, o secretário extraordinário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, o chefe de Polícia, delegado Pedro Rodrigues, o chefe da Casa Militar, Joel Prates Pedroso, o diretor-geral e secretário adjunto da Administração e dos Recursos Humanos, Alfredo Scherer Neto, o diretor-geral da Secretaria da Educação, Paulo Javier Rezende, além de representantes da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, da Companhia Rio-grandense de Mineração e da Caixa/RS.

Também estiveram presentes representantes da direção de Serviços Geográficos do Exército, tenente-coronel Eduardo Gurgel de Almeida, do Comando da Aeronáutica, coronel Daniel Genovesi Filho, do Comando Militar do Sul, capitão Ricardo Fukumoto, do Comando Geral da Brigada Militar, major Ana Maria Hass da Sociedade de Engenharia do RS, Romano Botin, e da Câmara de Engenharia Civil do Crea-RS, Milton Dupont, além de todos os diretores da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos.

Entidades ligadas ao setor de aerofotogrametria também marcaram presença no evento, como Sindicato dos Engenheiros do Estado do RS (Senge-RS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea) e Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamento.

Comentários

Comentários