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Aposentados receberão comprovante de rendimento semestral

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar hoje (27), pelos Correios, o primeiro lote de contracheques semestrais para seus beneficiários. O órgão garante que, além de aposentados e pensionistas, os segurados que estão recebendo auxílio doença ou benefícios assistenciais também irão receber em casa os comprovantes de rendimentos.

O objetivo do documento é permitir que os beneficiários tenham facilidade em comprovar a sua condição perante a Previdência Social, bem como sua renda. Além dos valores recebidos pelos beneficiários entre os meses de janeiro e junho de 2008, os contracheques trazem informações sobre todos os descontos efetuados no pagamento, como parcela de empréstimo consignado, imposto de renda retido e pensão alimentícia, se for o caso.

Segundo o Ministério da Previdência, o envio de comprovantes era uma antiga reivindicação de aposentados e pensionistas do INSS, atendidos no início deste ano com a emissão do primeiro contracheque no atual modelo. O documento informava sobre os rendimentos do segundo semestre do ano de 2007.

O primeiro lote de comprovantes enviados, relativos aos benefícios, com final 1, abrange cerca de 2,5 milhões de pessoas. De acordo com o ministério, devido ao volume de impressão e à capacidade de produção da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) para esse tipo de documento, estimada em 350 mil contracheques por dia, cada lote leva em média uma semana para ficar pronto.

Pelo cronograma da Dataprev, o próximo lote a ser expedido – com final 2 – está previsto para 1º de setembro. Os demais serão postados nos dias 9 de setembro (final 3), 17 de setembro (final 4), 25 de setembro (final 5), 3 de outubro (final 6), 10 de outubro (final 7), 20 de outubro (final 8), 27 de outubro (final 9) e 7 de novembro (final 0).

Quem tem acesso à internet pode imprimir o comprovante de rendimento do mês. Basta acessar a página do Ministério da Previdência Social, clicar em “extrato de pagamento de benefício”, cujo atalho se encontra na página inicial, e digitar o número do benefício e a data de nascimento, além dos dígitos de segurança que aparecem na tela.

No documento, o INSS recomenda aos beneficiários algumas medidas de segurança: não fornecer o número do benefício ou a senha do banco ou dados pessoais a terceiros; e desconfiar de solicitações de dados cadastrais pelo telefone, já que o INSS não utiliza essa prática. Na dúvida, orienta o órgão, o segurado deve desligar o telefone e ligar para a Central 135, e pedir informações. A ligação é gratuita, se feita de telefone fixo ou público, e ao custo de uma ligação local, se feita de um celular.

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