Equipe de kitesurf de Torres compete em SC
A equipe de kitesurf de Torres participa de 5 a 9/9 da 15ª edição do Ibiraquera Wave Contest (IWC), o evento mais tradicional do windsurf e kitesurf no Brasil, que acontece na Praia de Ibiraquera, em Imbituba, Santa Catarina. O IWC 2008 abrange os Campeonatos Brasileiro de Windsurf Wave da ABWS, o Brasileiro de Kitesurf Wave da ABK e o Campeonato Sul-Americano de Kitewave. Os atletas torrenses Filipe Kita, Joel Colto e Jonas Machado competirão na modalidade kitewave.
Na quarta-feira (3/9) eles fizeram uma apresentação na Prainha, integrando a programação do Festival de Saúde e Bem-estar. A equipe conta com o apoio da Prefeitura de Torres, pelo Departamento de Esportes, Kite Sul, Hotel À furninha, Sindicatos dos Hotéis de Torres, Pizzaria Manjericão, Panela Mágica, Escola de Surf Filipe Raupp e Padaria da Lagoa.
O kitesurf é um esporte novo no Brasil e vem crescendo no Litoral Norte gaúcho em função dos bons ventos. Os interessados em fazer aulas nessa modalidade de surfe podem entrar em contato Filipe Kita pelo telefone (51) 93047904, pois a equipe torrense estruturou a Kitewave Escola a Beira-mar. Saiba mais pelo site www.kitewave.com.br.
O que é o kitesurf
Voar sobre a água puxado por uma pipa. Esse é o princípio do kitesurf, um esporte relativamente novo, mas que vem ganhando novos adeptos ao redor do mundo. O equipamento do kite é basicamente a pipa e a prancha. O esporte é uma mistura de surfe, windsurf e wakeboard, e surge como uma opção aos praticantes desses esportes em dias onde as condições do tempo não são favoráveis.
A pipa é feita do mesmo material utilizado na fabricação de uma asa-delta. Já a prancha pode ser tanto uma especial para o kite, como também uma prancha de surfe.
A segurança é um fator primordial no esporte, já que qualquer vacilo pode trazer sérios prejuízos ao praticante.