Geral

Melado de SAP conquista o paladar dos visitantes da Expointer 2008

O melado, tradicional doce feito de cana-de-açúcar, vindo de Santo Antônio da Patrulha está conquistando o paladar dos visitantes da Expointer 2008. A degustação pode ser feita na Casa do Melado, no Caminhos da Integração, área da Emater/RS-Ascar, Fepagro e Ufrgs. Ali é apresentado o Programa Municipal de Qualificação da Produção de Melado e Açúcar Mascavo, realizado em Santo Antônio da Patrulha.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar, Flademir Schmidt, o Programa iniciou em julho de 2007, e está qualificando o processo produtivo de 20 agricultores que produzem melado e açúcar mascavo, juntamente com a Emater/RS-Ascar, Sebrae, Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura, Banco do Brasil. Entre os objetivos do programa estão a melhoria da qualidade do açúcar mascavo e melado produzidos no município, abertura de novos mercados, aproximação dos agricultores com as empresas locais e criação de um selo de identificação de qualidade do produto.

Para o agricultor e um dos envolvidos no Programa, que está participando na Expointer, Neri Nunes da Silva, a evolução da atividade aconteceu em todos os sentidos. “Antes, não tínhamos muitas opções de negócios, depois do Programa, melhoram as instalações, as práticas de fabricação e a qualidade do nosso produto”, diz. Segundo ele, com essas adequações, o trabalho fica mais agradável, as vendas aumentaram e o valor do produto também. Com produção própria, ele cultiva cinco hectares cana-de-açúcar, com produtividade média de 70 toneladas/hectare/ano, e está sempre buscando novas variedades que tenham melhor rendimento e maior concentração de açúcar.

Sobre a participação na Expointer, o produtor garante que vale a pena. “Conseguimos mostrar nosso produto e divulgar também as outras agroindústrias do município para o público. Esse contato é muito bom”, afirma. Na Casa do Melado, está sendo feita degustação.

Agenda

Nesta sexta-feira (5/09) acontece a apresentação dos resultados do Programa Municipal de Qualificação Produtiva do Melado e do Açúcar Mascavo, no estande do Sebrae, dentro da Expointer. Também será apresentado ao público o selo “Puro Engenho”, que é uma certificação da qualidade do produto feito e atende às exigências das indústrias de rapadura e do mercado.

Comentários

Comentários