Geral

Clima favorece desenvolvimento do trigo e implantação das culturas de verão

As condições climáticas no último período foram tipicamente de primavera, com dias claros e temperaturas amenas, intercaladas por poucas e esparsas chuvas. De maneira geral, a umidade se manteve em níveis satisfatórios para o desenvolvimento das lavouras e pastagens implantadas.

De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os trabalhos de preparação das áreas, visando o plantio da safra 08/09, bem como o próprio plantio, puderam ser realizados sem dificuldades. Nas zonas produtoras de arroz, o volume de água acumulada nas barragens destinadas à irrigação é considerado dentro da normalidade para esta época, que antecede o início de sua utilização.

Para o trigo, o clima também foi bastante benéfico, dando plenas condições para o desenvolvimento das plantas. Atualmente, 21% das lavouras estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, 36% em floração, 41% estão em enchimento de grãos e cerca de 2% das lavouras de trigo começam a mostrar sinais de fenação, tendo condições para serem colhidas em breve.

Ao que tudo indica, a safra de trigo deste ano deverá atravessar o mês de setembro sem maiores problemas em relação ao clima. Segundo a meteorologia, as próximas semanas deverão manter o padrão dos últimos dias, o que beneficiaria as lavouras que começam a entrar em fase de maturação.

Na próxima semana, um novo levantamento sobre o desenvolvimento das culturas deverá ser finalizado, podendo indicar alterações quanto à produtividade esperada. De maneira geral, as lavouras apresentam um bom padrão e expressam um potencial produtivo acima do estimado, tendência que poderá ser confirmada no levantamento.

Comentários

Comentários