Polícia do Rio recebe helicóptero blindado de R$ 8 milhões
Um helicóptero blindado importado dos Estados Unidos é a nova aquisição do governo do estado do Rio de Janeiro. A aeronave chegou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, ontem (02), e espera a liberação da Receita Federal para entrar em funcionamento.
O helicóptero custou R$ 8 milhões e tem capacidade para 15 pessoas, incluindo 6 atiradores. Ele será operado pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) e será utilizado em operações de combate ao narcotráfico.
De acordo com a Secretaria de Segurança, os pilotos da Polícia Civil receberam treinamento nos Estados Unidos e foram os responsáveis por trazer o helicóptero até o Brasil.
Para o professor da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Domício Proença, o governo do estado deve especificar quais serão as estratégias adotadas para a utilização da aeronave. Para ele, é preciso discutir a política de segurança do estado do Rio.
“A polícia não existe para fazer enfrentamento contra os bandidos, ela existe para prover a ordem pública. Quando a polícia fica blindada isso significa que ela pode deixar de responder a ofensiva dos narcotraficantes com tiros, já que ela não está vulnerável. Toda questão é o que se pretende fazer com o helicóptero.”
“Cabe ao secretário de segurança e ao governador do estado explicar a tática com a qual se pretende utilizar o helicóptero e como essa tática faz parte de uma determinada estratégia que atende uma política de segurança”, afirmou o pesquisador.