Geral

Primeiras lavouras de trigo atingem boa produtividade

O clima no início de outubro proporciona um cenário favorável ao desenvolvimento de lavouras e pastagens. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, a colheita do trigo começa na Região das Missões. Com o tempo mais seco, o trabalho de retirada do cereal deverá se intensificar – 11% das lavouras se encontram maduras e prontas para serem colhidas.

Nas primeiras colheitas, a produtividade obtida tem sido mais alta que a projetada para a região, ficando próxima dos 1.900 kg/hectare, quando o esperado era 1.600 kg/hectare. Em outras regiões é verificada a mesma tendência.

No que se refere às culturas de verão, o plantio do milho segue de forma acelerada em todas as regiões, alcançando 55% da área projetada para o Estado e ficando seis pontos percentuais à frente da safra passada. Nos últimos períodos, o plantio de arroz se acelerou, com produtores avançando sobre 12% da área projetada para este ano. Em parte, o avanço se deve às boas condições do tempo. Por outro lado, nos últimos anos os produtores têm antecipado a semeadura.

No Estado, o plantio da primeira safra de feijão chegou aos 63%, apresentando bom desenvolvimento. Alguns produtores estão retardando o plantio nas partes mais altas, em razão das menores temperaturas no período da noite.

Comentários

Comentários