Bloqueio atmosférico mantém frente fria longe do RS durante o final de semana
Nos próximos dias, uma grande circulação anticiclônica, que ocorre em praticamente todo o território brasileiro, irá bloquear a chegada de frentes frias e, consequentemente, de massas de ar frio no Rio Grande do Sul.
É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 26/2022, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Este bloqueio atmosférico deve acabar na noite de segunda-feira (11/7), quando está prevista a entrada de uma frente fria que atingirá todo o Estado, provocando ventos fortes durante a noite e madrugada de segunda para terça-feira e chuva até a tarde de terça-feira (12/7), principalmente na Zona Sul e em toda a região Central do Rio Grande do Sul.
Na quarta-feira (13/7), a previsão é de tempo firme, com vento sul baixando as temperaturas em todo o Estado.
As rajadas mais fortes de ventos devem ocorrer em toda a Costa Leste, na Laguna dos Patos e Litoral Gaúcho.
Os maiores acumulados de chuva previstos devem ocorrer em Dom Pedrito e Bagé (100 mm), Jaguarão e Santana do Livramento (80 mm), Rio Grande (75 mm), Canguçu (65 mm) e Capão do Leão e Quaraí (50 mm).
O boletim também aborda a situação das culturas de trigo, canola, olerícolas, frutíferas, pastagens cultivadas e campo nativo. Acompanhe todas as edições em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp