Pesquisas indicam possibilidade de reeleição de Fogaça
Três pesquisas de opinião pública, divulgadas no final de semana, apontam para a possibilidade de reeleição do candidato do PMDB, José Fogaça, como prefeito de Porto Alegre. De acordo com os institutos Ibobe, Datafolha e Methodus, a diferença entre Fogaça e Maria do Rosário, do PT, varia entre 13% e 17,5%.
Entre os dias 16 e 17, o Ibope ouviu a intenção de voto de 1.001 eleitores da capital gaúcha. O levantamento mostrou que Fogaça subiu de 51% para 54%, enquanto Maria do Rosário recuou de 40% para 38% em comparação à pesquisa anterior, realizada nos dias 9 e 10 deste mês. Entre os entrevistados, 4% não sabem quem escolherão para prefeito e outros 4% pretendem votar em branco ou anular o voto.
Maria do Rosário tem maior aceitação entre eleitores de baixa renda. Na faixa de até dois salários mínimos, a intenção de voto na candidata do PT subiu para 42% . Já Fogaça tem seu melhor desempenho entre eleitores com renda acima de cinco salários mínimos: 56%. Também de acordo com o Ibope, 13% do eleitorado admitem que ainda podem mudar seu voto.
Pesquisa do Instituto Datafolha, também realizada nos dias 16 e 17 deste mês, com 1.040 eleitores, mostrou Fogaça com 50% das preferências e Maria do Rosário com 37%. Brancos e nulos chegam a 6%. Outros 7% dos eleitores pesquisados não sabem em quem votarão para prefeito de Porto Alegre.
A mesma pesquisa indica que, embora a candidata do PCdoB, Manuela D'Ávila, derrotada no primeiro turno, não tenha participado da campanha de Maria do Rosário, 50% dos eleitores de Manuela pretendem votar na candidata da Frente Popular. Apenas 35% daqueles que votaram em Manuela no primeiro turno declararam que votarão em Fogaça. Manuela ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 121,2 mil votos (equivalentes a 15,35% dos votos válidos). Neste segundo turno, o PCdoB – antigo partido de Maria do Rosário – declarou apoio à candidata do PT, mas Manuela não se engajou na campanha.
De acordo com o Datafolha, Fogaça conta com 62% dos votos dos eleitores de Onyx Lorenzoni, do DEM, que ficou em quinto lugar no primeiro turno, com 4,91% dos votos válidos. Essa é a primeira pesquisa do Datafolha no segundo turno e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Instituto Methodus também realizou pesquisa de intenção de voto em Porto Alegre na última semana. Levantamento estimulado feito nos dias 15 e 16, com 1.050 entrevistados, mostrou Fogaça com 54,5%, enquanto Maria do Rosário registrou 37,0% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, nos dias 8 e 9 deste mês, Fogaça tinha 50,7% e Maria do Rosário, 38%.