Simulação baseada no histórico de confrontos dá título ao Palmeiras
Não há mais tempo para ajustes ou erros no Campeonato Brasileiro. As calculadoras funcionam em um ritmo frenético e cada ponto vale ouro nessa reta final.
Restam apenas cinco rodadas para que o campeão seja conhecido, as vagas para a Libertadores e Sul-Americana sejam definidas e quatro times encarem a dolorosa notícia de que disputarão a Série B em 2009. Para facilitar a vida do torcedor e dos clubes, o GLOBOESPORTE.COM propôs uma forma de “prever” os resultados destes confrontos finais.
Tendo como base os resultados históricos de cada duelo em particular, utilizamos o simulador da competição para chegar a uma possível “tabela final”. Segundo esses critérios, o Palmeiras seria o campeão, São Paulo, Grêmio e Cruzeiro fechariam sua participação no G-4 e o Flamengo teria de se contentar com a quinta posição.
Na parte de baixo, o Fluminense estaria na lista de rebaixados e o Vasco se livraria por muito pouco.
A fórmula para simular cada resultado é bem simples. Tomemos por exemplo a partida entre Vasco e São Paulo pela 36ª rodada, importante tanto para o título quanto para o rebaixamento. O mando de campo é do time carioca. Na história do Brasileirão, foram oito vitórias vascaínas, seis empates e seis vitórias são-paulinas em São Januário. Neste caso, “prevemos” que a próxima partida será 1 a 0 para os mandantes, pois no total de jogos em São Januário há mais vitórias cruzmaltinas do que empates ou triunfos do Tricolor.
O resultado de 1 a 0 foi escolhido como padrão para jogos em que há um vencedor e o placar de 1 a 1, para os jogos em que há empate. Um exemplo desse último caso é a partida entre Cruzeiro e Fluminense, que será disputada na 34ª rodada, no Mineirão. No histórico do confronto, em jogos em que o mando de campo é dos mineiros, o número de vitórias é o mesmo para os dois times: 5. Como não há um time com retrospecto melhor do que o outro, o placar adotado foi o padrão para empates: 1 a 1.
A simulação de jogos envolvendo o Ipatinga foi um caso à parte. Como a equipe mineira disputa pela primeira vez a Série A do campeonato, não há um registro histórico de confrontos contra os demais times. A escolha mais coerente foi tomar como referência as partidas do primeiro turno, sem poder considerar obviamente a questão do mando de campo. Assim, por exemplo, para o confronto entre Ipatinga e Sport na 35ª rodada, o placar “previsto” foi vitória de 1 a 0 para os pernambucanos, já que na 16ª rodada o Rubro-Negro venceu o duelo por 3 a 1.
Confira, abaixo, a simulação das próximas rodadas na íntegra:
34ª rodada | 35ª rodada | 36ª rodada | 37ª rodada | 38ª rodada |
POR 0x1 SAO | CAM 1×0 VAS | FIG 1×0 NAU | BOT 1×1 FIG | FLU 0x1 IPA |
VAS 1×1 SAN | FLU 1×0 POR | POR 1×0 GOI | INT 1×0 CRU | GRE 1×0 CAM |
FIG 1×1 CAP |
NAU 1×0 CRU | VIT 1×0 GRE | VIT 0x1 PAL | GOI 1×1 SAO |
COR 1×1 NAU | IPA 0x1 SPO | COR 0x1 SAN | POR 1×0 SPO | SAN 1×0 NAU |
SPO 1×0 GOI | GOI 1×0 BOT | VAS 1×0 SAO | COR 1×1 VAS | CAP 1×0 FLA |
CRU 1×1 FLU | FLA 1×0 PAL | CRU 1×0 FLA | FLA 1×0 GOI | SPO 1×0 COR |
PAL 1×0 GRE | SAO 1×0 FIG | INT 1×0 FLU | IPA 0x1 GRE | VAS 1×0 VIT |
BOT 1×0 FLA | GRE 1×0 COR | SPO 1×1 CAM | CAM 1×0 SAN | FIG 1×0 INT |
INT 0x1 IPA | SAN 1×0 INT | PAL 1×0 IPA | SAO 1×0 FLU | CRU 1×0 POR |
VIT 1×0 CAM | CAP 1×0 VIT | BOT 1×0 CAP | NAU 1×0 CAP | PAL 1×0 BOT |
* Partida adiada da 32ª rodada: FIG 1×1 FLU |