Roteiros exaltam belezas do Litoral Norte gaúcho - Litoralmania ®
Geral

Roteiros exaltam belezas do Litoral Norte gaúcho

O Litoral Norte gaúcho é uma das regiões do Estado que mais oferecem opções para os turistas que buscam lazer e aventura. Além do mar, a região conta com belas dunas, lagoas, matas, serra e áreas remanescentes da Mata Atlântica. Com foco nessas potencialidades, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), impulsiona a participação de empreendedores integrantes do projeto Pólo de Turismo do Litoral Norte Gaúcho no 20º Festival do Turismo de Gramado. O evento, que será realizado, de 13 a 16 de novembro, no Serra Park, em Gramado, contará com um estande voltado para a promoção do Litoral Norte gaúcho, suas localidades, roteiros e atrações, tanto para viagens na baixa temporada, quanto para o verão.

Conforme a gestora do Pólo de Turismo Litoral Norte Gaúcho, Camila Ferraz Jacques, o espaço de divulgação, com 20m², possibilita a chegada de novos turistas na região. “O Festival do Turismo reúne um grande número de visitantes gaúchos, de outros estados e de países vizinhos da América Latina, que representam nosso maior público-alvo. E, para que haja uma maior aproximação entre os empreendedores locais e visitantes, pretendemos levar à Gramado, uma prova do Litoral Norte gaúcho para o evento”, afirma. O estande contará com a presença de diversos empreendimentos da região e entidades representativas do setor, divulgando roteiros que também contemplam produtos como cachaças certificadas e rapaduras de Santo Antônio da Patrulha, e o mel, de Balneário Pinhal, entre outros.

No dia 15 de novembro dois eventos prometem agitar o estande do Litoral Norte: os lançamentos dos roteiros “Ecomel”, do município de Balneário Pinhal, e “Pés na Areia do Caniço”, de Arroio do Sal, que serão realizados às 15h e 16h30min, respectivamente. Prontos para comercialização, os roteiros contam com uma grande diversidade de ecossistemas, e possibilitam maior aproximação dos turistas às belezas naturais e à cultura dos municípios litorâneos”, destaca a consultora do Sebrae/RS, Roséli Azi Nascimento. Ainda durante o festival, também está prevista a apresentação do Roteiro de Turismo Rural da região.

Direcionado aos aspectos ecológicos e à história do Balneário Pinhal, o roteiro “Ecomel” possibilita aos turistas a oportunidade de conhecer os mais diversos tipos de paisagem, como as dunas de fronteiras localizadas em frente ao mar, e as dunas de lagoas próximas à região de Serra. Também integram o caminho, as lagoas Rondinha e Cerquinha; uma imagem da padroeira dos apicultores, Santa Rita de Cássia, com seis metros de altura; e, visitação ao quiosque do mel. Atualmente, o município conta com cerca de 400 colméias e 15 produtores de mel, produzindo cerca de cinco toneladas de mel por ano.

A rota “Pés na Areia do Caniço”, oferece atrações focadas na questão ecológica, com a presença de um sistema de dunas frontais e móveis que podem ser apreciadas pelos turistas e a diversificação da flora e da fauna encontradas no Parque Tupancy. Também integra o caminho, a visitação a um dos 24 sítios arqueológicos encontrados em Arroio do Sal. O município possui três corredores ecológicos que servem como rota de fuga para a fauna encontrada na região.

A empreendedora Claudia Fernanda Perez Schwartzbold, proprietária do Restaurante El Timoneiro, atua no Centro do Balneário Pinhal há dois anos, e vê no roteiro “Ecomel” uma nova forma de incrementar seus negócios. “Assim como a maioria dos empreendimentos do setor gastronômico, não utilizávamos o restaurante no período da manhã. Agora, ao visitar a rota, os turistas poderão degustar um café da manhã com produtos típicos da região, com bolos e bolachas de mel, produzidos por artesãs do município”, diz. O local, que comporta em torno de 65 pessoas na área interna e 40 na área externa, já começou a receber os turistas que buscam conhecer um pedaço da cultura e da história do Litoral Norte gaúcho.

O Projeto Pólo de Turismo Litoral Gaúcho integra 115 empreendimentos dos setores de Gastronomia, Meios de Hospedagens, Artesanato e Propriedade Rural dos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Torres, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha e Xangri-lá. O objetivo é aumentar o consumo dos produtos e serviços da região, nos períodos de alta e baixa temporadas, por meio do fortalecimento em gestão, capacitação e inovação das micro e pequenas empresas estimulando o processo de cooperação existente entre instituições públicas e privadas, para a consolidação do setor, incentivando práticas sustentáveis.

Comentários

Comentários