Esportes

Handebol de Capão da Canoa está em festa

CAPÃO/PETROBRAS É BI-CAMPEÃO GAUCHO INFANTIL FEMININO

O Ginásio do Colégio Farroupilha em Porto Alegre foi palco na sexta (14/11) e sábado (15/11) últimos, da fase final do Campeonato Estadual Infantil Feminino. Na disputa, os quatro clubes que somaram o maior número de pontos ao longo do campeonato: CAPÃO/PETROBRAS, UCS (Caxias do Sul), Colégio Farroupilha (POA) e GAO (Osório).

No primeiro confronto do quadrangular, sexta-feira (14/11) à tarde, a equipe do CAPÃO/PETROBRAS derrotou o GAO por 19 X 15. Ainda na sexta, à noite, nova vitória das meninas de Capão da Canoa, 19 X 14 contra o Colégio Farroupilha. A equipe da UCS por sua vez, também bateu o Col. Farroupilha e o GAO nas duas primeiras rodadas, confirmando assim outra final entre CAPÃO/PETROBRAS X UCS.

No jogo final, sábado pela manhã, estavam em quadra nada menos do que 13 atletas da Seleção Gaúcha (sete da UCS e seis de CAPÃO), que na semana anterior conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais em Santa Catarina. Portanto, uma amostra do que há de melhor no handebol nacional na referida categoria. E o jogo foi emocionante.

Na primeira etapa, a forte equipe da UCS impôs um predomínio técnico, físico e tático e abriu uma ótima vantagem de 9 X 6. No começo da etapa final a vantagem aumentou para 4 gols. Porém, a partir dos 5 minutos as meninas do CAPÃO/PETROBRAS iniciaram uma reação heróica. A equipe encaixou a marcação e melhorou o aproveitamento ofensivo. Com muito equilíbrio, buscou o empate e a virada obtendo uma grande vitória por 15 X 13 e conquistando o título de BI-CAMPEÃO GAUCHO INFANTIL FEMININO. Ao final do jogo, atletas e dirigentes comemoraram muito a conquista, que a exemplo de 2007 foi invicta: 10 jogos e 10 vitórias.

Atletas campeãs: Alice Pedrozo, Bruna Matos, Rita Dinegri, Mahara Pereira, Thaís Hoffmann, Miriam Souza, Manoela Dewes, Luana dos Santos, Franciele Matos, , Junara Cardoso, , Bruna Cardoso, Pâmela Machado, Jordane Oliveira, Laiana de Souza  e Amanda Marques. Comissão Técnica: Gerson Cabral e Régis Muniz.

CONFIRMADO: CAPÃO/PETROBRAS É CAMPEÃO DO CIRCUITO ESTADUAL  INTERCLUBES  JUVENIL

Após vencer a 4ª Etapa do Circuito Interclubes Juvenil feminino, com as vitórias diante da Canoense e Ginástica/NH no dia 5/11, a equipe do CAPÃO/PETROBRAS igualou-se em pontos com o time de Novo Hamburgo, pois cada clube venceu duas etapas.

Assim, conforme os critérios de desempate previstos no regulamento, a classificação final seria decidida no saldo de gols geral, considerando-se os quatro circuitos. Com isso, o resultado final ficou na dependência do último jogo do torneio entre Ginástica/NH X Canoense. O CAPÃO/PETROBRAS conquistou uma bela vantagem no saldo de gols. A Ginástica, para ser campeã, precisaria fazer um saldo de 40 gols na Canoense, resultado improvável.

Na última quarta-feira (12/11), as equipes se enfrentaram em Canoas. A Ginástica  venceu, mas por 27 X 15. Este resultado confirmou ao CAPÃO/PETROBRAS o título do CIRCUITO ESTADUAL INTERCLUBES JUVENIL FEMININO. A Ginástica ficou com o vice-campeonato e o Canoense na 3ª colocação. O torneio foi organizado por um conselho de representantes dos quatro clubes participantes: CAPÃO/PETROBRAS, GINÁSTICA/NH, CANOENSE/CANOAS e HANDACTION/POA.

INSTITUTO RIACHUELO CONQUISTA O SCHOOL GAMES
 
Que domingo!!!! Alunos do INSTITUTO RIACHUELO fizeram a festa no complexo Esportivo da PUC em Porto Alegre. As equipes de handebol, masculina e feminina, venceram o Estadual dos SCHOOL GAMES competição, promovida pela Rádio Gaúcha e KZUKA.

As duas conquistas foram emocionantes.

TÍTULO NO FEMININO: As meninas chegaram à decisão após três fases. Na semana passada, garantiram a classificação em seu grupo com vitórias expressivas diante do Colégio Farroupilha(POA) e Colégio Imigrante (Caxias do Sul). Neste domingo pela manhã, em jogos da 2ª fase, as meninas do RIACHUELO derrotaram a Escola João Paulo I (POA) por 24 X 6 e foram derrotadas pelo PIO XII (NH) por 16 X 13, classificando-se em 2° do grupo. Na semi-final, as meninas enfrentaram as já tradicionais adversárias do Colégio Santa Catarina/NH.

Como já era esperado, um grande jogo. No final, o RIACHUELO levou a melhor, vencendo por 13 X 12. A grande decisão do título foi outra vez contra o PIO XII/NH. Num jogo dramático, com várias alternâncias no escore, as alunas do RIACHUELO brilhantemente garantiram a vitória por 15 X 13 e conquistaram o título. Além disso, Eliete Oliveira foi premiada como atleta destaque do torneio. As campeãs: Betina, Alice, Eliete, Amanda, Samara, Thaís, Manoela, Pâmela, Laís e Rita. Professor: Gerson Cabral.

CONQUISTA NO MASCULINO: a fórmula de disputa do naipe masculino foi um pouco diferente. Devido ao menor número de equipes, a competição foi realizada no sistema de todos contra todos, onde os dois melhores colocados decidiam o título num jogo extra. Na fase de classificação, os meninos do RIACHUELO venceram três jogos e perderam um. As vitórias foram contra o Colégio Stella Maris (POA) por 33 X 5, Margarida Lopes (SM) por 15 X 6  e Colégio Militar (POA) por 21 X 5.

A derrota foi no domingo anterior diante do Colégio Cristo Redentor (Canoas) por 18 X 14. Com os resultados da 1ª fase, o RIACHUELO ficou em 2°Lugar habilitando-se para decidir o título.

O jogo final foi paralelo ao feminino, uma quadra ao lado da outra. O adversário era outra vez o Cristo Redentor. Porém, diferente do primeiro confronto, desta vez os atletas do RIACHUELO tiveram outra postura em quadra. Num jogo bastante difícil, souberam manter o equilíbrio e com ótimo desempenho defensivo e ofensivo bateram os canoenses por 16 X 13 ficando com o título. Os campeões: Matheus, Francesco, Rubens, Dayan, Bruno, Cristiano, Dionatan Matos, Dionatan Santos, Vicente e Cariéu. Professor Gerson Leal, auxiliado por Gustavo Porto (Xaropinho).

Além do handebol, o RIACHUELO participou do SCHOOL GAMES também no futsal com as equipes masculina e feminina. A equipe masculina não conseguiu classificar na 1ª fase, enquanto que a feminina chegou até a 2ª fase, quando foi eliminada pela Escola Americana que viria a ser a vice-campeã. Durante a competição, além dos professores  do handebol, os alunos foram acompanhados pelos professores Bento, Douglas e Celina Murliki que é coordenadora dos Jogos Escolares da Prefeitura Municipal.

Não bastasse as conquistas do handebol nos dois naipes, o INSTITUTO RIACHUELO foi a escola mais premiada nos SCHOOL GAMES. Na cerimônia de premiação, a organização premiou a galera mais animada (melhor torcida). Os alunos do RIACHUELO deram um show e levaram o troféu. E não ficou só nisso, o INSTITUTO RIACHUELO levou ainda o título de CAMPEÃO GERAL DO SCHOOL GAMES, ficando a frente de poderosas escolas particulares como Farroupilha, Pastor Dohms, Sto Antônio e Americano (POA), Sinodal (São Leopoldo), Cristo Redentor (Canoas), Pio XII e Santa Catarina (NH). Os alunos fizeram uma grande festa, receberam muitos prêmios individuais e retornaram para Capão da Canoa cheios de orgulho por sua escola.

O professor Gerson Cabral que coordenou a delegação da escola agradece e parabeniza a Diretora Eliane Lisboa e os professores que sempre têm sido parceiros com as equipes e os atletas do INSTITUTO RIACHUELO.

Comentários

Comentários