Educação

Comitiva de Moçambique visita Pólo Universitário de SAP

A fisionomia dos três moçambicanos que visitaram o Pólo Universitário de Santo Antônio da Patrulha, refletiu o que os professores d’além mar aqio viram: um ensino superior de qualidade que está sendo ministrado no Brasil.

Os professores António Domingues Franque (diretor geral do Instituto Nacional de Educação à Distância, de Moçambique), Belmira Eduardo Macucha (técnica superior de M2) e Custódio Lúrio Ualane (diretor da Rede de Centros Provinciais de Educação à Distância do INED – Instituto Nacional de Educação à Distância), num roteiro que começou em Brasília, quando de sua chegada, passam de surpresa em surpresa em cada estágio da visita ao país.

Acompanhados do professor Eduardo Luis Fonseca Benitez, coordenador do Programa E-Tec no Brasil, professor Silvestre Novak (assessor pedagógico da SEAD (Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que juntamente com o MEC foi quem promoveu a visita da delegação de Moçambique, eles também tiveram a companhia do professor Leonardo Beroldt (Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural e que tem turma no Pólo de Santo Antônio), professor Gerson Luiz Millan (coordenador de Pólos da UFRGS) bem como da professora Sílvia Helena Rodrigues (da diretoria de Regulação e Supervisão da Secretaria de Educação à Distância do MEC), eles ouviram atentamente todas as explicações fornecidas a respeito do funcionamento do Pólo, ministradas pela professora Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, pelas tutoras e também alunos.

Depois da homenagem que receberam, os moçambicanos foram unânimes em vários pontos: primeiro, porque deverão implantar muito do que viram, no ensino universitário em seu país. Em segundo lugar, porque ficaram maravilhados com o país.

RECEPÇÃO

Na sua chegada, eles foram recebidos pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva, pelo presidente da Câmara, vereador Ferúlio José Tedesco e demais lideranças locais.

Uma das manifestações que chamou a atenção do professor António Domingues, foi a declamação de uma longa poesia, feita pela menina Carolina, Primeira Prenda Mirim da 23ª Região Tradicionalista. A poesia é longa e em nenhum momento a prendinha titubeou, demonstrando perfeito domínio dos versos que estava declamando.

O prefeito saudou os visitantes, lembrando ter já estudado no exterior (Portugal) e destacando a sintonia existente entre os dois países, seja pela língua (português) e fato de que terminou acontecendo uma conversa ampla e esclarecedora a respeito de todos os aspectos pertinentes ao ensino superior brasileiro.

Presenteados com produtos típicos de Santo Antônio, eles agradeceram a hospitalidade que tiveram.

Brincando, o professor Custódio disse na entrevista que ele e seus colegas foram recebidos em Santo Antônio com honras de chefes de Estado.

Comentários

Comentários