Governo do RS atualiza situação de serviços essenciais após temporais
Atualização da situação do abastecimento de energia elétrica, água e telefonia no RS – 19/1, 12h
O governo do Rio Grande do Sul começou, nesta sexta-feira (19/1), a informar sobre a situação do abastecimento de água, energia elétrica e telefonia no estado, em decorrência dos temporais que ocorreram na noite da última terça-feira (16/1).
A divulgação dessas informações, a cargo da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, ocorre três vezes ao dia (8h, 12h e 18h) para energia elétrica e água, e duas vezes ao dia para telefonia e internet, contemplando dados das concessionárias RGE Sul, CEEE Equatorial e Corsan, assim como das operadoras Tim, Vivo e Claro.
A Secretaria atua como intermediária entre as concessionárias e busca retomar o abastecimento o mais rápido possível, priorizando serviços essenciais, como os de saúde.
A divulgação dos boletins continuará até que todos os serviços estejam completamente restabelecidos.
Segue o registro dos picos de desabastecimento, conforme informações das concessionárias:
- Energia elétrica: Entre 0h e 2h de quarta-feira (17/1) – 1,314 milhão de clientes;
- Água: 13h de quarta-feira (17/1) – 781 mil residências;
- Conexão telefônica e de internet: Tarde de quarta-feira (17/1) – 128 municípios.
Boletim das 12h de sexta-feira (19/1):
- CEEE Equatorial: 82.110 pontos sem energia elétrica (4,27% do total de clientes);
- RGE Sul: 173 mil pontos sem energia elétrica (5,77% do total de clientes);
- Corsan: 6,5 mil residências sem abastecimento de água em Cachoeirinha, Gravataí e Estrela (0,2% do total de clientes);
- Vivo: 25 municípios sem o serviço de telefonia e internet, parcial ou integralmente;
- Claro: nenhum município sem serviço de telefonia e internet;
- Tim: 15 municípios sem o serviço de telefonia e internet, parcial ou integralmente.
Boletim das 8h de sexta-feira (19/1):
- CEEE Equatorial: 91.384 pontos sem energia elétrica (4,77% do total de clientes);
- RGE Sul: 185 mil pontos sem energia elétrica (6% do total de clientes);
- Corsan: 26,5 mil residências sem abastecimento de água em Cachoeirinha, Gravataí e Estrela (0,8% do total de clientes).