República Popular da China
Durante o transcurso do mês de agosto não haverá assunto mais comentado em todo o planeta do que os Jogos Olímpicos de Pequim (Beijing), bem como sobre as curiosidades de seu país-sede e de seu povo, e assim, também não deixaremos de pincelar alguns aspectos deste grandioso acontecimento esportivo-político.
A China sempre despertou muita curiosidade sobre o mundo ocidental, seja por sua cultura peculiar, por seu gigantismo, ou apenas na busca de um “negócio da China”, o fato é que os “ocidentais” sempre tiveram fascínio pelas coisas da banda oriental do globo, e tal interesse tem plena justificação.
A República Popular da China é o país mais populoso do mundo, contando mais de um bilhão e trezentos milhões de almas e o terceiro em extensão territorial, sendo que seu governo, na tentativa de conter o crescimento populacional se utiliza da política de “um filho por casal”, programa que tem gerado graves desproporções entre os sexos, eis que os chineses têm preferência por filhos homens, havendo um grande abortamento dos bebes do sexo feminino e ocasionando uma verdadeira escassez de mulheres para casamento naquele país.
Por outro lado, a China é a economia que mais cresce no mundo, a uma taxa anual de aproximadamente 10% nos últimos dez anos, desde que passou a flexibilizar paulatinamente seu sistema econômico, passando do “socialismo de mercado” para o sistema capitalista puro, sendo inclusive integrado em 2001 à OMC (Organização Mundial de Comércio), com cerca de 70% de sua economia privatizada e o reconhecimento da propriedade privada. Estes dados econômicos nos permitem questionar qual o tipo de “comunismo” adotado na China, pois a vitoriosa “Revolução Vermelha” capitaneada por Mao Tse Tung em 1949 pregava o cumprimento fiel do programa de Karl Marx (fim da propriedade privada e estatização dos meios de produção).
Desde a escolha da China para a realização dos Jogos Olímpicos de 2008 o país tem se preparado com muita organização e está apresentando uma estrutura fantástica, sendo que a grande atração é o Estádio Nacional de Pequim, apelidado de “ninho de pássaro” em razão de sua forma e do arrojo de sua arquitetura, sendo a sede da cerimônia de abertura dos jogos.
Por todos estes aspectos a China é realmente um país admirável, por sua cultura, pelo seu povo, por seus costumes e pelo gigantismo de sua economia e agora, com a realização destes Jogos Olímpicos, tem a oportunidade de mostrar para o mundo o seu progresso e sua modernização. Que prevaleça o espírito esportivo nestes jogos olímpicos e que a humanidade possa estender as manifestações de paz e de integração para além desta olimpíada!