Frio polar extremo atingirá o RS: chance de neve e temperaturas congelantes - Litoralmania ®
Frio
Geral

Frio polar extremo atingirá o RS: chance de neve e temperaturas congelantes

Um poderoso reforço de ar polar está intensificando o frio no sul da América do Sul, com temperaturas congelantes e potencial para neve no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.

Viu Internet

A MetSul Meteorologia alerta para uma das ondas de frio mais intensas já registradas na região, com temperaturas que podem chegar a -10°C.

Bolha de Ar Gelado Traz Temperaturas Históricas

Uma bolha de ar extremamente frio está se formando sobre o Centro da Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul.

Essa massa de ar polar, mais comum na Patagônia, trará temperaturas muito abaixo da média para a época do ano, com potencial para recordes históricos em algumas localidades.

Psicólogo Regis Soster

Modelos numéricos da MetSul Meteorologia indicam temperaturas de até -7°C a -8°C no nível de 850 hPa (cerca de 1500 metros de altitude) sobre o Uruguai no início desta semana.

Marcas tão baixas são extremamente raras nesta região, e a intensidade do frio é comparável ao da Patagônia.

Centro da Argentina e Uruguai Enfrentam Período Mais Frio da História Recente

Com o ar polar extremo, a semana que se inicia será uma das mais frias já vividas por Argentina e Uruguai. Prevê-se uma sucessão de dias gelados, com temperaturas congelantes à noite e muito baixas durante o dia. Recordes históricos são possíveis em algumas localidades.

Massagem

Metade Sul do Rio Grande do Sul Sente Impacto do Frio Polar

O pulso de ar frio dos países vizinhos terá um impacto maior na Metade Sul do Rio Grande do Sul, onde a semana será extremamente fria. Todos os dias, com exceção da quinta-feira, podem ter temperaturas negativas na madrugada. Oeste, Serra do Sudeste e Sul do estado terão as menores mínimas.

Terça-feira com Maior Potencial para Neve

De acordo com a MetSul Meteorologia, a madrugada de terça-feira será a mais fria da semana no Rio Grande do Sul.

Modelos numéricos indicavam a possibilidade de um segundo pulso de ar gelado entre os dias 12 e 13, com temperaturas ainda mais baixas e mínimas extremas no dia 14.

No entanto, as últimas simulações não confirmam essa tendência, indicando apenas a manutenção do frio e instabilidade em parte do estado.

Star Proteção Veicular

Onda de Frio Prossegue com Chuva e Baixas Temperaturas

A onda de frio que se iniciou no final de junho no Rio Grande do Sul se prolonga até o meio deste mês. Todos os dias da semana terão temperaturas baixas a muito baixas.

Áreas de baixa pressão entre o Sul e o Sudeste do Brasil trarão muitas nuvens e precipitação para parte do Rio Grande do Sul em vários momentos da semana.

Com isso, a maioria dos dias não terá mínimas significativamente baixas, exceção do Sul e do Oeste do estado, que terão tempo mais aberto e seco.

Registre sua marca

Nebulosidade, Chuva e Garoa Afetarão Máximas

O efeito da instabilidade será mais forte nas máximas, com tardes muito frias durante a semana sob nebulosidade, chuva e garoa.

Norte e Nordeste gaúcho, em particular a Serra, terão uma semana com vários dias de temperaturas negativas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários