Porto Alegre quer voltar a sediar o Fórum Social Mundial
Porto Alegre começou uma ofensiva para voltar a sediar o Fórum Social Mundial. O prefeito José Fogaça enviou uma carta na segunda-feira à coordenação do evento fazendo apelo para que a edição de 2011 seja realizada na capital gaúcha.
Na quarta-feira, a secretária de Governança da prefeitura viaja a Belém para participar do evento, que começa nesta terça e vai até domingo. Entre os argumentos que Clênia Maranhão irá apresentar está a experiência da cidade em receber os participantes do encontro e a necessidade de o Fórum ter apenas uma sede.
O Fórum Social Mundial começou em Porto Alegre em 2001 e foi sede em outras três edições. O interesse da prefeitura se explica pela visibilidade que a cidade ganha mas também pelo aspecto econômico. Em tempos de Fórum, o comércio fica movimentado num período que seria tradicionalmente de baixa temporada.
A secretária pretende se reunir com os organizadores do evento no Pará para fazer um convite formal. O empresário Oded Grajew está em Belém e nesta terça-feira confirmou que o retorno a Porto Alegre não está descartado.
O Fórum Social Mundial é um contraponto ao Fórum Mundial de Davos, que reúne empresários, líderes mundiais e grandes investidores. O evento na Suíça também começa hoje.