Cavalgada do Mar passa por Imbé com mais de 3.600 participantes
Com mais de 3.600 participantes, a 25ª Cavalgada do Mar chegou ao Parque de Eventos Petronilho Luciano Dias, em Imbé, no início da tarde de segunda-feira (16). Os cavaleiros e amazonas foram recepcionados na entrada do Parque pela vice-prefeita Nilza Godoy e pelo assessor especial do Gabinete, Joel Ribeiro.
Na mesma noite, os participantes e comunidade acompanharam os shows de lançamento do CD e DVD do Festival “O Rio Grande Canta o Cooperativismo”. O evento, patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SESCOOP/RS), contou com as participações dos músicos Jorge Freitas, Leonardo Paim, Daniel Torres, Shana Muller, Lúcio Brandão, Cristiano Quevedo, Chico Saratt, João de Almeida Neto, Lú Schiavo, Robledo Martins, Pirisca Grecco, Jairo Lambari Fernandes, Angelo Franco, Raineri Spohr, Jean Kirchoff, Juliana Spanevello, João Quintana Vieira. Após o espetáculo, a lona que abrigou as duas mil cadeiras para o festival, deu espaço ao baile que terminou pela madrugada.
Nessa terça-feira (17), os cavaleiros participam do Mini Rodeio Crioulo, organizado pelo Piquete de Laçadores Rodolfo João Fernandes. A Cavalgada do Mar parte às 8h de quarta-feira do Parque de Eventos de Imbé, rumo a Tramandaí.
O governo do Estado esteve representado pela coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, do secretário de Administração, Eloi Guimarães, e da secretária de Cultura, Monica Leal. A primeira cavalgada foi realizada em 1984 e, desde 1989 é comandada por Vilmar Romera, tradicionalista e entusiasta da cultura gaúcha.
Conforme Romera, a parada em Imbé é sempre um ponto especial para quem participa da Cavalgada. Além do rodeio e do descanso dos animais, sempre há uma nova atração para entreter os participantes. “Não é a toa que este é o único município do Litoral Norte em que a Cavalgada do Mar fica dois dias acampada”.
Romera também destacou o apoio do prefeito Darcy Dias e sua administração à cavalgada, demonstrando o compromisso do Imbé com as tradições. Enfatizou ainda a participação de mulheres. “É crescente o número de mulheres na Cavalgada do Mar, o que engrandece e mostra a força feminina na tradição gaúcha”, disse. Na edição deste ano, 20% dos participantes são mulheres, e 10%, crianças.