Tempo no RS
Rio Grande do SulGeral

Inmet emite dois alertas climáticos para o Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas importantes para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025.

O primeiro trata de uma tempestade com grau de severidade classificado como “Perigo Potencial”, enquanto o segundo alerta para uma onda de calor que poderá elevar as temperaturas em até 5°C acima da média por até três dias.

Alerta de tempestade

Com início previsto para as 14h e término às 23h59 de hoje, o aviso de tempestade do Inmet indica chuvas intensas, que podem variar entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos fortes de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Entre os potenciais riscos estão:

  • Corte de energia elétrica;
  • Estragos em plantações;
  • Queda de galhos de árvores;
  • Alagamentos.

O órgão alerta ainda que, em caso de rajadas de vento, é recomendável evitar abrigar-se sob árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Além disso, aparelhos eletrônicos conectados à tomada devem ser evitados para prevenir acidentes.

Onda de calor ameaça saúde

O segundo alerta do Inmet, referente a uma onda de calor, entrou em vigor às 10h de hoje e seguirá até as 18h do próximo domingo, 19 de janeiro.

A severidade também foi classificada como “Perigo Potencial”.

As temperaturas poderão ficar 5°C acima da média para o período, o que pode trazer leves riscos à saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Áreas afetadas

Os avisos englobam diversas regiões, incluindo:

  • Tempestade: Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense, e outras áreas abrangendo Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
  • Onda de calor: Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense.

Prevenção e informações adicionais

O Inmet recomenda que, para qualquer emergência, os cidadãos entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Atenção à previsão do tempo é essencial para minimizar riscos e proteger a saúde e o patrimônio durante esses eventos climáticos adversos.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários