ProJovem irá qualificar 600 jovens em Osório
Através de recursos do programa federal, o município de Osório deverá capacitar cerca de 600 jovens dentro de um ano.
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer começa a receber as inscrições a partir desta segunda-feira (23). O jovem que tem entre 18 e 29 anos de idade, não possui emprego formal, está cursando ou concluíu os ensinos Fundamental ou Médio, pode se inscrever em um dos mais de 15 cursos que serão disponibilizados através de parcerias com entidades inseridas no ramo de capacitação.
Dividido em duas etapas (social e profissional), o curso deverá ter duração de seis meses, totalizando 350 horas. Durante o período o curso, o jovem irá receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 ao mês. O espaço utilizado para as aulas deverá ser na Faculdade Cenecista de Osório ou escolas municipais.
O lançamento oficial do ProJovem em Osório será no dia 2 de abril, na Câmara dos Vereadores. O endereço da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer é rua Barão do Rio Branco, 261, sala 06, Centro de Osório.
Os cursos disponíveis são: auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, repositor de mercadorias, assistente de vendas (automóveis e autopeças), eletricidade de automóveis, recepcionista de consultório médico e dentário, balconista de farmácia, manicure/pedicure, cabeleireiro assistente, operador de microcomputador, assistente de vendas (informática e celulares), garçom básico, recepcionista no meio da hospedaria, vendedor de comércio varejista, costureiro ou montador de artefatos de couro (indústria calçadista), agente comunitário de esporte e lazer, monitor de esporte e lazer e construção e reparos de edificações.
ProJovem
Após a obtenção de recursos com o Ministério de Trabalho e Emprego, menos de um mês após instituir a Secretaria de Esporte e Juventude, o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Junior assinou um convênio que irá contribuir bastante para a qualificação de muitos jovens osorienses.
o ProJovem. Trata-se de um programa criado pelo Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude, que investe em uma política nacional integrada, com programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro.
Nesta mesma linha o Pró-jovem cria as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança da sociedade em relação ao futuro da nação, que são os jovens.